Silvio Santos tinha jogo no Mega Drive e lançou até portátil com a TecToy! Relembre games com o dono do SBT
Se você tem entre 30 e 40 anos, certamente deve ter tido uma infância marcada pelos programas de Silvio Santos, que faleceu hoje (17). O showman e pioneiro da televisão brasileira é um dos nomes mais importantes da história da comunicação brasileira, mas você sabia que ele também teve uma breve participação nos videogames?
Inspirado no game show britânico “Who Wants to Be a Millionare?” (“quem quer ser um milionário”, em tradução livre) e apresentado pelo Homem do Baú no auge dos anos 2000, o Show do Milhão foi um dos programas de quiz mais icônicos da TV brasileira.
O show, exibido no canal SBT, desafiava os participantes a responderem 16 perguntas de conhecimentos gerais em troca de prêmios, com o grande objetivo de ganhar a cobiçada recompensa de um milhão de reais em barras de ouro — que valem mais do que dinheiro.
O sucesso do programa foi tanto que acabou ultrapassando as barreiras da TV aberta para chegar a outras plataformas do entretenimento na época. O primeiro grande produto, inclusive, foi o Computador do Milhão, fruto de uma parceria entre as marcas Metron, Procomp e Semp Toshiba. Lançado em 1999, o aparelho custava R$ 1.298 à vista.
Show do Milhão virou até cartucho de Mega Drive
Bom, já com o pezinho nos eletrônicos, não demorou muito para que SBT, SEGA e Tec Toy se unissem para lançar um cartucho do Show do Milhão para o Mega Drive em 2001. Vale lembrar que, na época, os consoles da sexta geração, como PS2, GameCube e Xbox, já tomavam conta das lojas.
O único ponto negativo do game, no entanto, era que os jogadores não podiam ganhar o tão cobiçado prêmio de um milhão de reais de verdade — mas, certamente, deve ter feito muitas pessoas quebrarem a cabeça para responder as perguntas do quiz.
Como você deve imaginar, o cartucho do Show do Milhão também era baseado na mesma premissa do programa e trazia 600 perguntas de conhecimentos gerais para os jogadores responderem.
Bom, apesar da concorrência de peso na época, o cartucho fez bastante sucesso e acabou resultando no lançamento do Volume 2 em 2002, que funcionou como uma espécie de expansão e trouxe 1.000 novas perguntas aos jogadores.
Show do Milhão teve até portátil próprio
Nessa mesma época, a Tec Toy foi além e lançou até um portátil dedicado apenas ao Show do Milhão. O pequeno console era repleto de funcionalidades específicas, além de botões dedicados ao game — com opções de ajuda, para parar o contador de tempo e com números de um a quatro para responder as perguntas.
Outra característica fundamental que trouxe ainda mais imersão aos jogadores da época era a trilha sonora do portátil, que continha a voz de Silvio Santos e inúmeros efeitos de sonoplastia iguais aos do programa na TV. Bons tempos!
Você jogou o Show do Milhão no Mega Drive? Comente nas redes sociais do Voxel!