Rivais: novo filme com Zendaya é inspirado em uma história real?
Alerta de filme quente! Na última quinta-feira, 25 de abril, desembarcou nos cinemas brasileiros o filme Rivais (Challengers, no original), obra dirigida por Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome) que traz a badalada Zendaya (Euphoria) no papel principal.
Com cenas provocantes e uma história recheada de drama, a atração tem chamado bastante atenção dos espectadores, que têm se perguntado: Rivais é baseado em fatos?
Em Rivais, Zendaya vive a personagem Tashi Duncan, uma ex-tenista talentosa que se torna uma treinadora de bastante sucesso. Ela se dedica a treinar seu marido, um antigo campeão que está em uma seca de vitórias. Porém, tudo muda quando o casal dá de cara com o antigo melhor amigo e ex-namorado de Tashi. A partir daí, as tensões e os dramas aumentam, tornando tudo imprevisível.
Neste cenário, não, Rivais não é inspirado totalmente em uma história real, porém, utiliza como base a trajetória de um famoso casal de tenistas. Quer saber qual? Continue lendo!
Rivais buscou inspiração em um casal real de tenistas para sua narrativa.Fonte: MGM
Rivais: filme é inspirado em história real?
Apesar de muitos críticos e cinéfilos ventilarem a ideia de que Rivais é baseado em uma história real, isso não é bem verdade. Contudo, o longa-metragem buscou, sim, inspiração em um casal real de tenistas.
Em entrevistas, o roteirista de Rivais, Justin Kuritzkes, revelou que foi durante uma partida de tênis de alto nível que a semente da ideia para o filme foi plantada. Em particular, Kuritzkes se viu intrigado durante a final do US Open de 2018, quando Serena Williams foi penalizada por receber instruções da lateral, desencadeando uma onda de controvérsias.
Esse incidente, embora não seja a inspiração direta para o enredo, serviu como catalisador para explorar os complexos relacionamentos e dramas que permeiam o mundo do tênis profissional.
Além disso, o filme busca inspiração em uma das figuras mais icônicas do tênis: Roger Federer e sua esposa, Mirka Federer. Mirka, uma ex-tenista profissional, encontrou-se nos bastidores do esporte após uma lesão no tornozelo forçá-la a se aposentar em 2002. Apesar disso, ela desempenhou um papel crucial na carreira de Federer, assumindo o papel de sua gerente e apoiando-o em sua jornada para se tornar um dos maiores jogadores de todos os tempos.
A história de amor e parceria de Roger e Mirka Federer serviu como uma fonte de inspiração para os criadores de Rivais, que buscaram capturar não apenas a dinâmica competitiva do tênis, mas também os laços profundos que se formam dentro e fora das quadras.