Por que a EA não faz um remaster ou remake de Need for Speed Underground 2?
Need For Speed Underground 2 foi um dos maiores ícones entre os jogos de corrida, marcando uma era de ouro na época do PS2. Com a nova onda de remakes e remasters, certamente, muitos fãs estão se perguntando por que nunca trouxeram o clássico em uma versão otimizada especialmente para a nova geração.
Mas por que a EA nunca fez um remake ou remaster de Need For Speed Underground 2? Bom, as respostas para esta pergunta podem ser muitas. A primeira é que os games mais antigos de corrida da publisher raramente são revividos — com exceção de alguns jogos da própria franquia NFS.
Além disso, trazer os jogos de corrida de volta poderia dar muito mais trabalho do que outros remasters e remakes que vemos por aí no mercado de games.
Os motivos para NFS Underground 2 não ter uma nova versão podem ser muitos
Uma possível resposta para a ausência de um remake ou remaster de Need for Speed Underground 2 está na lei. Normalmente, esse tipo de jogo exige o licenciamento de inúmeras músicas e marcas de carros, o que envolve muito dinheiro e trabalho para acontecer — muito mesmo.
Por causa desse tipo de acordo de licenciamento, diversos jogos de corrida comumente s~ão retirados das lojas online depois de um tempo — o que já aconteceu com jogos da franquia NFS e também Forza, por exemplo. Por conta desses problemas legais, a EA teria muitos gastos simplesmente trazendo os games de volta para as lojas digitais, o que pode ser um fator que impede o remaster ou remake de Underground 2.
Toyota não quer mais vincular seus carros a jogos de corrida de rua.Fonte: EA
E por falar em licenciamento, a situação não é tão simples quanto parece — se o problema fosse só dinheiro. Algumas marcas famosas, como a própria Toyota, não querem mais ter seus carros vinculados a jogos de corrida de rua.
Assim, caso a EA resolvesse apostar em um relançamento no lado financiamento, a empresa ainda teria que lidar com a possível ausência de alguns carros e marcas que estavam na versão original de Need for Speed Underground 2. Com isso, o jogo acabaria retornando com grandes diferenças em relação ao seu lançamento original, algo que poderia não agradar o público.
Portanto, um remake ou remaster de Need for Speed Underground 2 não parece ser tão viável financeiramente para a EA — embora haja uma grande demanda para que isso aconteça.
Até existe uma possibilidade…
Bom, isso pode até acabar acontecendo eventualmente, mas as chances de não termos carros icônicos, músicas marcantes e até marcas de tuning que marcaram época são muito grandes — o que consequentemente tiraria todo o brilho do original.
Isso, naturalmente, pode ser driblado se a EA souber manter as principais características que consagraram o clássico como um dos jogos de corrida mais respeitados entre os fãs do gênero. Existe um ótimo exemplo de sucesso, inclusive, mas que também não segurou as pontas por muito tempo.
Tony Hawk’s 1+2 é um bom exemplo de como trazer um clássico para a nova geração.Fonte: Activision
Se você chutou Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, acertou! O game de skate também é outro bom exemplo de problemas com licenciamento, tanto que essa nova versão não inclui algumas marcas, skatistas e músicas dos clássicos no pacote — embora tenham substituído esses respectivos por outras novidades. Não chegou a tirar o brilho dos originais, mas certamente foi outro tipo de experiência.
A esperança era que Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 fosse lançado, mas parece que isso não vai acontecer, já que a Vicarious Visions foi desmantelada, com boa parte dos desenvolvedores indo trabalhar na franquia Call of Duty.
E você? Gostaria que a EA lançasse um remake ou remaster de Need For Speed Underground 2? Comente nas redes sociais do Voxel!