O Corvo: relembre o acidente que matou Brandon Lee nas gravações do filme
Nesta quinta-feira (22) chega aos cinemas de todo o Brasil o filme O Corvo, remake do longa de 1994. Estrelado por Bill Skarsgård (It: A Coisa), a nova versão promete trazer uma abordagem contemporânea, mas com a essência “sombria e vingativa” do original.
Atualmente, o filme original é considerado um clássico cult, mas também é bastante lembrado por conta do trágico acidente que tirou a vida de Brandon Lee durante as gravações. O filho de Bruce Lee tinha apenas 28 anos quando o erro fatal no set de filmagens aconteceu.
Relembre o caso
Em 30 de março de 1993, as gravações de O Corvo já estavam quase no final – faltando apenas três dias para o fim. Neste dia, o elenco gravaria a cena em que o personagem de Brandon entra no apartamento e encontra sua noiva sendo violentada por um grupo de homens.
Neste momento, um dos homens (interpretado por Michael Massee) pega uma arma e atira à queima-roupa no personagem de Lee.
Brandon Lee no filme O Corvo
Na gravação da cena, deu tudo certo. Mas o roteiro pedia que Brandon caísse para frente assim que fosse atingido pela bala. Quando o ator caiu para trás e não levantou do chão, a equipe percebeu que ele foi baleado de verdade.
A bala atravessou o seu abdômen e ficou alojada em sua coluna. Brandon Lee foi levado ao hospital, passou por uma cirurgia, mas morreu doze horas depois do acidente.
E como o acidente aconteceu? Assim como no caso envolvendo o ator Alec Baldwin no set de Rust em 2021, a arma usada na cena deveria conter balas de festim, que têm pólvora, mas não possuem projétil. Ou seja, nesse caso, nenhuma munição é disparada.
Após a investigação do caso, foi descoberto que a arma cenográfica que matou Lee havia sido utilizada com munição real durante a gravação de algumas cenas no dia anterior. O problema é que parte de um projétil acabou ficando presa no cano do revólver e o detalhe acabou passando despercebido durante a inspeção da arma.
Depois da investigação, ninguém foi preso pela morte do ator e as gravações foram finalizadas.
Diretor de O Corvo é contra remake
A estreia do novo longa vem dando o que falar entre os fãs e também entre os membros da equipe do original. Assim que o primeiro trailer do remake foi divulgado, Alex Proyas, diretor do longa de 1994, expôs que desaprova o lançamento da nova versão.
“Eu realmente não fico feliz em ver negatividade no trabalho de qualquer colega cineasta”, escreveu Proyas. “E tenho certeza de que o elenco e a equipe técnica realmente tinham boas intenções, como todos nós fazemos em qualquer filme. Então me dói dizer mais sobre esse assunto, mas acho que a resposta dos fãs fala muito”, disse em um post no Facebook.
“O Corvo não é apenas um filme. Brandon Lee morreu fazendo isso, e foi finalizado como uma prova de seu brilho perdido e sua perda trágica. É o seu legado. É assim que deveria permanecer.”
O remake de O Corvo estreia nesta quinta (22) nos cinemas brasileiros.