Guerra Civil é um filme sobre os perigos da polarização, diz Wagner Moura
Lançado oficialmente nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 18 de abril, o filme Guerra Civil (Civil War, no original) é a mais nova produção do aclamado estúdio A24. O longa-metragem traz o ator brasileiro Wagner Moura em um dos papéis principais e promete dar bastante o que falar em 2024.
Dirigido por Alex Garland, a obra é realizada pelo mesmo estúdio por trás de títulos como Hereditário e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, o que já dá uma ideia do sucesso que podemos esperar. O filme estreou angariando bons números de bilheteria nos Estados Unidos, o que deve se repetir em solo nacional.
Inclusive, como forma de divulgar Guerra Civil no Brasil, Moura concedeu algumas entrevistas bem interessante a alguns veículos de comunicação do país recentemente, explicando alguns dos temas presentes no longa-metragem e como a narrativa o ajudou a evoluir em suas visões de mundo.
Wagner Moura é um dos astros de Guerra Civil, novo filme da A24.Fonte: A24
Wagner Moura fala sobre o filme Guerra Civil
Em uma entrevista bem interessante ao G1, Moura afirma que Guerra Civil, em essência, é um grande alerta aos perigos que a polarização, seja ela política ou social, pode trazer. “É um filme que está dizendo: ‘Olha só, a polarização é o maior perigo que existe para democracias no mundo. Portanto, nós deveríamos estar nos conectando mais. Ouvindo'”, disse.
O ator brasileiro também falou durante a entrevista sobre como participar de Guerra Civil o ajudou a ampliar seus entendimentos sobre o mundo, deixando-o ainda mais atento e humilde frente às divergências que nos cercam como sociedade. “Eu, pessoalmente, comecei a fazer mais isso depois de ‘Guerra Civil’. Comecei a levantar mais pontes, assim. Escutar mais, falar menos”, ressaltou.
“Eu acho que é um filme que faz sentido em qualquer lugar. No entanto, eu acho que os americanos, que estão acostumados a produzir imagens de guerras no país dos outros, quando eles veem aquilo acontecer em Washington, aquilo é muito forte para eles”, completou Moura, dando mais detalhes sobre as escolhas que envolveram o longa.
Guerra Civil: quem mais está no elenco do filme?
Guerra Civil é o primeiro blockbuster de ação feito pela A24 e o primeiro projeto Hollywoodiano no qual Wagner Moura surge como um dos protagonistas. Na trama, o artista brasileiro interpreta o personagem Joel, que faz parte de um grupo de jornalistas que tenta atravessar os Estados Unidos a fim de cobrir uma guerra civil de proporções gigantescas.
Roteirizado pelo próprio Alex Garland, que já esteve no comando de filmes como Ex_Machina: Instinto Artificial e Men: Faces do Medo, Guerra Civil também traz em seu elenco central Kirsten Dunst (Homem-Aranha), Stephen McKinley Henderson (Duna) e Cailee Spaeny (Priscilla), que vivem os outros jornalistas. Nick Offerman e Jesse Plemons também são destaques na atração.