Discord sofre suposto vazamento que expõe senhas de usuários
Segundo informações do site Daily DarkWeb, um novo vazamento na base de dados do Discord atingiu a plataforma nesta sexta-feira (20). O material revela que diversas senhas de contas oficiais foram vazadas pelo ataque, adicionando mais uma camada de dúvidas a respeito do sistema de proteção da rede social.
Com poucas informações disponíveis até o momento, o conteúdo revelado pelo portal sugere que o vazamento começou após um cibercriminoso ter induzido um funcionário do Discord a se inscrever em um site falso. O website é o formato de phishing, que literalmente fisgou o empregado e possivelmente obteve acessos não autorizados aos servidores da plataforma.
Por enquanto, não há detalhes sobre a extensão do vazamento, como a quantidade de senhas vazadas ou o número de usuários afetados. Mesmo assim, é importante trocar a senha da sua conta e ativar etapas de segurança, como a autenticação de dois fatores na rede social e em outros serviços que você usa o mesmo e-mail, por exemplo.
Discord Database Reportedly Leaked
A recent leak allegedly exposes a Discord database, including official Discord account passwords as of December 2024. This raises significant concerns regarding user data security and platform vulnerabilities. pic.twitter.com/RGf71NLeAu
— Dark Web Intelligence (@DailyDarkWeb) December 19, 2024
Discord envolvido em polêmicas
Essa não é a primeira vez que o Discord está envolvido sobre sérias questões de segurança. Em maio de 2023, uma situação similar ocorreu na plataforma, quando um agente de suporte terceirizado da empresa foi alvo de um ataque cibernético e diversas informações sensíveis foram expostas.
Há alguns meses, um site que colheu mais de quatro bilhões de mensagens privadas de usuários foi finalmente encerrado. Embora a empresa tenha dito que realizou esforços para aumentar os níveis de segurança da rede social, parece que ainda há brechas bem definidas para atores mal-intencionados.
Sobre esse vazamento recente, ainda é preciso aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos para entender a proporção do problema. Por enquanto, o Discord ainda não se manifestou sobre o ocorrido.