Pesquisas apontam liderança de Kamala em eleições nos EUA
As mais recentes pesquisas eleitorais sobre a corrida presidencial nos Estados Unidos apontam a atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, à frente do ex-presidente Donald Trump com uma pequena diferença.
A média das pesquisas nacionais do site FiveThirtyEight, um dos principais portais de análise americanos, aponta Kamala Harris como favorita, com 46,1% das intenções de voto, contra 43,4% de seu rival republicano. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Em outra sondagem eleitoral, feita pelo jornal americano The Washington Post-ABC News-Ipsos, publicada neste domingo (18), Kamala Harris aparece com uma diferença ainda maior, de cinco pontos percentuais. A democrata teria 49% das intenções, contra 44% do ex-presidente.
A sondagem do Washington Post considerou apenas os dois candidatos e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Em um cenário semelhante, mas considerando a participação de Robert F. Kennedy Jr., a pesquisa do Washingto Post mostra que Harris segue na liderança com 47% dos votos. Trump vem em segundo, com 44%, e Kennedy Jr. em terceiro, com 5%.
No início de julho, sondagem semelhante havia sido realizada pelo jornal, mas considerando Biden como o candidato. Naquele momento, Trump liderava com 43%, tendo Biden em segundo lugar, com 42%, e Kennedy em terceiro, com 9% das intenções de voto.
Nas eleições presidenciais dos EUA de 2020, Biden teve 4,5% de votos a mais do que Trump, o que lhe conferiu a vantagem no colégio eleitoral e a vitória no pleito.
Pesquisa recente do jornal The New York Times também aponta para uma liderança de Kamala Harris, mas com uma diferença de 3 pontos percentuais: 49% para a vice-presidente e 47% para o ex-presidente Trump.
Analistas ouvidos pelos jornais americanos avaliam que os resultados demonstram que a disputa eleitoral está acirrada. A estreita diferença pode fazer com que estados ainda considerados indecisos – como Michigan, Pensilvânia, Wisconsin, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada -, acabem tendo uma influência decisiva no pleito.
Nas pesquisas do The New York Times, feitas em parceria com a instituição Siena College, Harris aparece na frente em três desses estados: Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
Os responsáveis pela campanha da democrata veem a liderança com cautela, já que a eleição é definida por um pequeno número de votos em alguns estados.
Atualmente, a vantagem da democrata é ligeiramente superior à que Hillary Clinton tinha nas pesquisas quando perdeu as eleições presidenciais em 2016 para Trump.