Juiz dos EUA diz que Google desrespeitou lei ao criar monopólio
A Justiça Federal dos Estados Unidos determinou nesta segunda-feira (5) que o Google desrespeitou a legislação do país ao estabelecer um monopólio nas áreas de ferramentas de busca e anúncios online.
“O Google é um monopolista e agiu como tal para manter seu monopólio”, escreveu na decisão o juiz distrital Amit Mehta, segundo informações da Reuters.
De acordo com a agência, a decisão abre caminho para um segundo processo para estabelecer possíveis soluções, como determinar que a empresa pare de pagar bilhões de dólares para fabricantes de smartphones para que o Google seja o mecanismo de busca padrão nos seus aparelhos.
Segundo Mehta, a empresa pagou US$ 26,3 bilhões apenas em 2021 com esse objetivo.
A ação havia sido apresentada pelo Departamento de Justiça do governo Joe Biden, que alegou que o Google controla cerca de 90% do mercado de buscas online e 95% em smartphones.
A Gazeta do Povo solicitou à empresa uma posição oficial sobre a decisão, mas ainda não obteve resposta. Segundo o site de tecnologia The Verge, a Alphabet, grupo que controla o Google, alegou durante o processo que não agiu de forma anticompetitiva e que sua grande participação no mercado decorre do fato de ter desenvolvido “um produto superior”.