EUA estão negociando anistia para Maduro deixar poder, diz WSJ
Uma reportagem publicada pelo jornal americano Wall Street Journal neste domingo (11) afirma que os EUA estão buscando “uma maneira improvável de pressionar” Nicolás Maduro a deixar o poder na Venezuela, em troca de anistia. Fontes do governo Biden ouvidas pela publicação disseram que o país discute perdoar Maduro e os principais homens de seu regime que enfrentam indiciamentos no Departamento de Justiça americano.
O país estaria colocando “tudo na mesa” para persuadir Maduro a sair, admitindo inclusive não impor resistência à extradição das principais figuras do regime venezuelano. Em 2020, os EUA ofereceram uma recompensa de US$ 15 milhões por informações que levassem à prisão de Maduro.
Ainda de acordo com a publicação, fontes próximas a Maduro disseram que ele já havia recusado uma oferta de anistia dos EUA no ano passado, “durante negociações secretas em Doha”. Segundo o Wall Street Journal, uma pessoa próxima ao regime garantiu que a posição do ditador ainda é a mesma sobre o assunto.
Em entrevista coletiva na sexta-feira (9), Maduro alertou para que “não mexam nos assuntos internos da Venezuela, é tudo o que peço”.