Ataque de drone na casa de Benjamin Netanyahu
Um drone foi lançado neste sábado em direção à casa do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na cidade de Cesareia, no norte de Israel, informou seu porta-voz. O premiê não estava no local no momento, e não houve vítimas.
O ataque ocorreu dois dias após a morte de Yahya Sinwar, líder do grupo terrorista Hamas, que foi eliminado por Israel na última quinta-feira, 17 de outubro.
Mais cedo, o exército israelense relatou o lançamento de um drone a partir do Líbano, que atingiu um edifício. Ainda não se sabe exatamente qual foi o alvo. Outros dois drones que cruzaram o espaço aéreo israelense foram interceptados, segundo o exército. Embora o Hezbollah, grupo terrorista apoiado pelo Irã e baseado no Líbano, não tenha reivindicado a autoria do ataque, é provável que a ofensiva tenha vindo dessa organização.
O serviço de ambulâncias e a polícia de Israel confirmaram que não houve vítimas, embora explosões tenham sido ouvidas em Cesareia, onde Netanyahu tem uma casa de veraneio.
Em reação ao ataque, Netanyahu publicou dois vídeos nas redes sociais, em hebraico e inglês, afirmando que “nada irá nos deter” e que Israel “vai vencer esta guerra”. Os vídeos, divulgados em pleno Shabat, não mencionaram diretamente o ataque com drones.
Caminhando por um parque ensolarado, de óculos escuros e usando uma camisa polo preta, o premiê declarou: “Vocês sabem, dois dias atrás eliminamos o assassino em massa [o líder do Hamas] Yahya Sinwar. Como já disse, estamos numa guerra existencial e vamos até o fim”. Ele também aproveitou para expressar seu orgulho pelos soldados e comandantes israelenses, além de agradecer ao povo de Israel.