Windows 7 e Windows 8 ficam sem os jogos da Steam em definitivo • Jogos • Tecnoblog
Resumo
- A atualização do Steam divulgada em 5 de novembro tornou o aplicativo incompatível com Windows 7 e Windows 8, encerrando 15 anos de suporte.
- Apenas 0,28% dos usuários utilizavam o Steam no Windows 7 e 0,08% no Windows 8, levando a Valve a decidir pela descontinuação.
- Usuários de Windows 7 e 8 podem migrar para Windows 10 ou adquirir um dispositivo Steam Deck.
- O suporte ao Windows 10 terminará em outubro de 2025.
No início do ano, a Steam anunciou o fim do suporte ao seu aplicativo oficial no Windows 7 e no Windows 8.x. Apesar disso, o app continuou funcionando desde então. Não mais: uma atualização recente fez o software deixar de rodar de modo definitivo nesses sistemas operacionais.
A atualização em questão foi liberada em 5 de novembro. Depois dela, o aplicativo do Steam passou, oficialmente, a ser suportado apenas em PCs com Windows 10 ou 11. Ou em máquinas com Linux, com Macs e Chromebooks também aparecendo como opção.
Com a decisão, o suporte ao Steam no Windows 7 chega ao fim depois de 15 anos. Mas mantê-lo por mais tempo não faria sentido, no entendimento da Valve, empresa que controla a plataforma.
Primeiro porque há algumas limitações técnicas. Uma delas, revelada quando o fim do suporte às versões antigas do Windows pelo Steam foi anunciada, é o término do suporte aos Windows 7 e 8.x pelo Chrome. Qual a relação de uma coisa com a outra? Alguns elementos do Steam são baseados no navegador do Google.
Outra razão é a baixa quantidade de usuários que utilizavam o Steam no Windows 7: apenas 0,28% dos jogadores da plataforma. Já os Windows 8 e 8.1 tinham uma presença tão pequena que os usuários desses sistemas eram listados na categoria “Outros”, com apenas 0,08% de participação.
Alternativas ao Steam para Windows 7 e 8.x
Para quem tem um PC com Windows 7 ou 8.x, uma alternativa é migrá-lo para o Windows 10. Mas aqui também há um problema: essa versão do sistema operacional deixará de ser suportada pela Microsoft em outubro de 2025, passando a não receber mais atualizações.
Outra opção é comprar um dispositivo Steam Deck, que roda o SteamOS, uma distribuição Linux da Valve. Mas, se é para comprar um equipamento novo, muita gente provavelmente irá optar por instalar o Windows 11 nele.
No fim das contas, as opções são mesmo limitadas. Uma saída razoável seria a Microsoft adiar o fim do suporte ao Windows 10, mas isso não está nos planos da companhia. Até haverá suporte estendido ao Windows 10 para quem pagar US$ 30, mas somente por um ano.
Para os demais casos, o recado da Microsoft é este: compre um computador com Windows 11.
Com informações: PCGamesN