Sony admite que ciclo de vida está chegando ao fim – Tecnoblog
O PlayStation 5 está entrando na fase final de seu ciclo de vida e o ritmo de vendas deve começar a cair a partir deste ano. Quem diz isso é Naomi Matsuoka, vice-presidente sênior da Sony. Ela explica que, daqui em diante, a companhia vai se concentrar no equilíbrio entre vendas e lucro. Os comentários vieram após a companhia apresentar números fracos no relatório financeiro.
A Sony reduziu em 4 milhões a projeção de PS5 vendidos no ano fiscal de 2023, que vai de 1º de abril de 2023 a 31 de março de 2024. O número passou de 25 milhões para 21 milhões. No trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023, a empresa vendeu 8,2 milhões de unidades do PS5. Foi mais que no mesmo período de 2022 (6,3 milhões de consoles), mas 1 milhão a menos que o esperado.
Lucro da área de games da Sony também caiu
A queda nas vendas veio acompanhada de uma queda de 26% no lucro operacional no período entre outubro e dezembro de 2023, na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Isso foi atribuído às promoções que a Sony fez nestes meses, que não foram suficientes para alavancar as vendas, mesmo em uma época que é forte para o varejo.
Como nota o Verge, os números fracos vieram mesmo com o lançamento de Spider-Man 2, vendas robustas de títulos de terceiros e o lançamento do PS5 Slim, uma versão mais fina do console, em novembro.
PS5 e concorrentes devem ganhar novidades
O PlayStation 5 foi lançado em novembro de 2020 e já vendeu 54,7 milhões de unidades. Ele chegou ao mercado na mesma época que o Xbox Series X e S. Já o Switch, da Nintendo, está nas lojas desde 2017.
Rumores apontam que as três empresas devem lançar aparelhos atualizados em 2024. Do lado da Sony, o PS5 Pro deve ter desempenho 60% melhor. Na Microsoft, documentos apontam para um Xbox Series X de codinome “Brooklin”, com 2 TB de armazenamento e sem entrada para discos. Por fim, a Nintendo também estaria preparando um Switch 2.
Com informações: The Verge, IGN, CNBC