Filmes

O que diabos é Balatro e por que o jogo foi indicado no GOTY 2024?

A lista de indicados ao prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2024 foi revelada no início da semana. Além de alguns títulos já aguardados na categoria, como Final Fantasy VII Rebirth e Astro Bot, outros nomes, como o DLC de Elden Ring e Balatro, acabaram surpreendendo os ansiosos pelo “Oscar dos games”.

Balatro surgiu do nada no começo do ano para se tornar um sucesso instantâneo com o seu loop de gameplay roguelite inspirado no poker — que é extremamente viciante. No Metacritic, onde ostenta uma respeitável média de 90 pontos (baseados em 34 análises), sua recepção também foi excelente.

Conheça o viciante Balatro

Desenvolvido por apenas uma pessoa, Balatro é aquele tipo de jogo que chega do absoluto nada para conquistar corações na indústria de games. Basicamente, a experiência é baseada no poker — então espere pelas combinações tradicionais de cartas, como straights, royal flushes, pairs, four of a kind e diversas outras.

O grande elemento que difere o Balatro de um game de poker tradicional é a forma como os jogadores podem modificar as cartas do baralho para obter diferentes benefícios — como multiplicar fichas na mesa e até receber buffs exclusivos.

Balatro está concorrendo na categoria de Jogo do Ano no TGA 2024.

Conforme você progride nas rodadas, é possível conseguir outras cartas que aumentam ainda mais a pontuação da sua mão. Claro, também espere encontrar diferentes tipos de chefes na jogatina, com cada um deles sendo fraco ou forte contra determinado naipe do baralho.

Por que Balatro está concorrendo no Jogo do Ano?

Embora seja um loop de gameplay bastante simples e intuitivo, Balatro certamente oferece uma profundidade incrível de game design — além de ser extremamente viciante.

Além das discussões acaloradas sobre Shadow of the Erdtree, DLC de Elden Ring que concorre na categoria de Jogo do Ano, Balatro também foi “alvo” de indignações da comunidade por ser um game de cartas — e não um AAA convencional que normalmente estaria nesta categoria.

Em uma indústria inundada de aventuras com orçamentos estratosféricos, um simples jogo de cartas desenvolvido por apenas uma pessoa ser indicado na principal categoria da premiação é, certamente, notável.

Em publicação no X, o desenvolvedor de Balatro, LocalThunk, disse que ficou super animado com a nomeação — e, geralmente, esse é o tipo de cenário que devs independentes só podem sonhar. O game pode não ganhar o caneco de Jogo do Ano (ou pode, quem sabe?), mas já é um grande vencedor só de estar onde está.

Onde jogar Balatro? Quanto custa o jogo indie?

Balatro está disponível para quase todas as plataformas.
Balatro está disponível para quase todas as plataformas.

Balatro também é o tipo de jogo indie extremamente acessível, já que está disponível praticamente em todas as plataformas. Com isso, você pode jogá-lo através do PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC, Android e iOS. Os preços você confere abaixo:

Curtiu Balatro? Comente suas impressões sobre o game nas redes sociais do Voxel!

Compre o jogo Balatro por a partir de R$32 na Nuuvem

Combine mãos de pôquer válidas com cartas curinga exclusivas para criar sinergias e construções variadas em Balatro. Garanta já o seu jogo para PC com desconto no site da Nuuvem! Mas corra, pois a oferta pode acabar a qualquer momento. 



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo