Filmes

‘Nova Siri’ da Apple terá IA própria por trás e vai rivalizar com ChatGPT

A Apple segue desenvolvendo a nova versão da Siri, assistente pessoal de dispositivos da marca. De acordo com o colunista Mark Gurman, da Bloomberg, a reformulação da plataforma tem previsão de lançamento para 2026.

Segundo a reportagem, o serviço tem como objetivo “correr atrás” de ferramentas de inteligência artificial (IA) que já usam comandos de voz para receber e entregar conteúdos, como o ChatGPT. Para isso, a Maçã está construindo a Siri com múltiplos modelos de linguagem de larga escala (LLMs), tornando ela mais sofisticada e complexa em conversas e na compreensão e criação de materiais.

Os testes por enquanto são apenas internos e acontecem em iPhones, iPads e Macs. A ideia é que a Siri seja tanto um aplicativo separado quanto um serviço integrado em toda a interface desses dispositivos, assim como é atualmente.

O anúncio da nova Siri deve acontecer junto do detalhamento dos recursos do iOS 19, possivelmente durante a WWDC 2025 — que deve acontecer em junho do ano que vem, seguindo o calendário tradicional da marca. Já o lançamento ficaria apenas para o segundo trimestre de 2026, seguindo as atuais estimativas.

E o Apple Intelligence?

Ainda de acordo com Gurman, a nova Siri vai usar modelos de IA da própria Apple “para interagir mais como um ser humano e lidar com tarefas de uma forma próxima do ChatGPT e do Gemini“. A mudança é bem significativa em relação ao atual funcionamento da assistente pessoal.

A reformulação da Siri era um dos projetos da plataforma Apple Intelligence, mas por enquanto o serviço recebeu apenas algumas das novidades prometidas pela companhia. A ideia é que ela mesma seja integrada ao pacote de recursos, que foi parcialmente liberado pela companhia na mais recente atualização do iOS.

Enquanto isso não acontece, o próprio ChatGPT será adicionado ao Apple Intelligence como um chatbot alternativo enquanto os modelos internos seguem em fase de treinamento. Até o momento, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo