Karatê Kid de verdade? Aluno mais subestimado de Cobra Kai é faixa preta na vida real
Atualmente na etapa final de sua sexta e última temporada na Netflix, Cobra Kai mostra como o karate pode ser usado como um meio de socialização que traz lições para toda a vida. Ao mesmo tempo, a série romantiza um pouco a arte marcial, transformando jovens sem habilidades em verdadeiros mestres em questão de meses.
No entanto, em meio ao vasto elenco de personagens da série, há pelo menos uma pessoa que realmente pode fazer fora das telas os movimentos que mostra nelas. E não estamos falando de Miguel Diaz (Xolo Maridueña) ou Robby Keene (Tanner Buchanan), mas sim de alguém bastante insuspeito: o Bert interpretado por Owen Morgan.
Cobra Kai tem faixa preta na vida real
Caso você não se lembra muito bem de Bert pelo nome, não se preocupe. Embora apareça em 35 episódios da série, o personagem sempre teve um papel mais secundário nela. Com um corpo franzino e óculos “de nerd”, ele durante algum tempo foi o membro mais jovem do dojo Cobra Kai — sendo banido por John Kreese por se recusar a matar um hamster.
Enquanto na série o personagem é inspirado a aprender artes marciais inspirado por Miguel, na vida real Morgan já estava bastante avançado no esporte quando se juntou à produção. Conforme mostram publicações em suas redes sociais, o ator conseguiu a faixa preta em karatê no ano de 2019, após se dedicar 9 anos a aprender a arte marcial.
Isso, somado à sua presença em todas as temporadas da série até agora, fizeram com que ele virasse um dos personagens mais queridos do público. Em suas publicações, não é incomum que muitos o chamem do “Karate Kid de verdade”, dado que ele realmente é um jovem que decidiu dominar as técnicas de luta cedo em sua vida.
Owen também acabou virando uma espécie de “meme” em lugares como o Reddit, graças a algumas de suas cenas. Apesar de não ter o protagonismo da série e sequer estar entre os selecionados para participar do Sekai Tekai, ele já participou de cenas memoráveis, como uma em que é jogado através de uma janela na terceira temporada.
Em uma entrevista ao canal Cobra Kai Nation, o ator afirmou que sua ligação com o karatê vem de sua família, que inclusive possui uma escola dedicada à arte marcial. E esse inclusive foi um dos motivos pelos quais ele quis participar da série, já que esse acaba sendo o tema principal de sua história.
História caminha para um fim épico
Embora Bert não esteja entre os personagens de Cobra Kai que viajaram para Barcelona, ele ainda teve algumas pequenas aparições na temporada mais recente. No entanto, nela o personagem de Owens tem mantido a tradição dos arcos anteriores, servindo mais como um alívio cômico do que sendo mostrado como um grande lutador.
Infelizmente para os fãs do personagem e do ator, essa não deve ser uma tradição que será quebrada na fase final da trama. Ao mesmo tempo, isso pode ser benéfico para a fama do “verdadeiro Karate Kid” — afinal, o Sr. Miyagi sempre foi adepto da ideia de que um lutador talentoso de verdade não precisa ficar se mostrando.
Com estreia programada para fevereiro de 2025, os últimos episódios de Cobra Kai prometem trazer alguns momentos bastante marcantes. Após a morte de um lutador durante uma disputa ao vivo, a série vai mostrar como isso afeta tanto seus principais personagens quanto o mundo do karatê como um esporte competitivo.