Filmes

Google Street View ‘flagra’ crime e ajuda na prisão de suspeito por assassinato

A cidade de Tajueco, que fica no norte da Espanha, não costuma ser notícia nem mesmo nos jornais regionais. Porém, a pequena localidade da província de Soria virou assunto no mundo inteiro após um curioso caso policial resolvido com ajuda da tecnologia.

De acordo com o El País, as autoridades espanholas prenderam um casal morador de Soria sob a acusação de assassinato. Ambos são suspeitos de matar um homem de origem cubana em outubro do ano passado e que era dado como desaparecido — até que o Google Street View sem querer apontou um possível desfecho trágico para o caso.

A investigação da polícia já estava avançada e envolvia até a análise de mensagens trocadas pelos suspeitos com a vítima. Porém, outra peça do quebra-cabeça apareceu: uma imagem capturada por um dos carros do serviço de mapeamento da Google. Ela mostra um homem em um agasalho na rua completamente deserta, colocando sacos brancos não identificados no porta-malas de um carro.

A imagem do Google Street View que chamou a atenção das autoridades. (Imagem: El País/Reprodução)

Em outra imagem de um ângulo diferente e tirada em outro período, a mesma pessoa aparece transportando os pacotes em um carrinho de mão. As imagens foram capturadas em outubro de 2023, na primeira vez em que o Google Street View estava mapeando Tajueco — e bem no período em que a vítima teria viajado para o local.

Google Street View

Em novembro deste ano, a dupla foi presa pelas autoridades locais. A polícia descobriu também que o corpo foi desmembrado e enterrado em um cemitério da região, na tentativa de escondê-lo entre sepultamentos.

A vítima era um rapaz de 33 anos de origem cubana, que morava na capital da província e teria viajado até a pequena cidade. Ele aparentemente mantinha contato com a mulher acusada do crime, mas detalhes do relacionamento ainda não foram descobertos ou revelados ao público.

Vizinhos entrevistados pelo El País relatam não terem notado nada de diferente no suspeito, que era tido como uma pessoa quieta e que estava começando a se enturmar com os moradores.

Ao longo dos anos, o Google Street View já esteve envolvido em ao menos outros três casos criminais: um assassinato na Escócia que na verdade era uma simulação capturada pelo serviço da empresa, o flagra de um chefe da máfia italiana e o roubo de um automóvel no Reino Unido em 2010.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo