Filmes

‘Golpe do amor’: idoso perde R$ 2 milhões ao ser enganado por perfil falso

Enganado por um grupo que operava o perfil falso de uma investidora norte-americana no Facebook, um homem de 71 anos perdeu R$ 2 milhões enviados para a suposta namorada virtual. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul revelou detalhes do caso nesta quinta-feira (28), após prender seis pessoas envolvidas no golpe.

Acreditando estar em um relacionamento online, o idoso começou a mandar dinheiro para a namorada em 2022. A grana era para pagar taxas de alfândega e impostos de encomendas internacionais, como afirmava o perfil fraudulento, referentes a joias e outros presentes que seriam enviados para o brasileiro.

Nas conversas, a suposta investidora também prometia vir ao Brasil para conhecer o namorado. Com isso, o morador da cidade de Jari (RS) efetuou os depósitos até o ano passado, mas começou a desconfiar que estava sendo enganado e decidiu procurar a polícia, compartilhando sua história.

De acordo com a investigação, ele foi vítima de uma fraude virtual conhecida como “golpe do amor”, no qual cibercriminosos usam perfis falsos nas redes sociais, agindo como se fossem estrangeiros interessados em mudar para o Brasil. Durante a interação, os autores começam a pedir dinheiro, podendo faturar alto se conseguirem enganar os alvos.

Prisões em várias cidades

As investigações levaram à prisão de seis integrantes do grupo que usava técnicas de manipulação emocional para enganar o idoso. As detenções ocorreram nas cidades de São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP), Osasco (SP) e Ferraz de Vasconcelos (SP), durante a Operação Dom Quixote.

Na ação, que teve a participação de policiais do Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará, também foram apreendidos notebooks, celulares, cartões e documentos, enquanto bens e valores bancários dos acusados foram bloqueados. Outras sete pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha estão sendo procuradas.

O caso, investigado pela polícia como associação criminosa, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro, alerta para a necessidade de reforçar os cuidados com relacionamentos virtuais. Checar as informações da pessoa, não compartilhar dados nem enviar dinheiro são algumas das dicas para se proteger.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo