Como saber se o meu título de eleitor está irregular?
As Eleições 2024 começam no dia 6 de outubro, com a realização do primeiro turno. E devido a aproximação da data, muitos têm dúvida em relação a regularização do seu Título de Eleitor – já que, caso ele não esteja em dia, você não poderá votar.
Para isso, é preciso que você tenha realizado todo o processo eleitoral nas últimas três eleições. Caso tenha faltado a alguma delas, é necessário ter apresentado as respectivas justificativas do voto.
Mas se você ainda tem dúvidas, não se preocupe! Pois é possível fazer uma consulta para saber o atual status do seu Título de Eleitor. E hoje, trouxe no TecMundo o passo a passo de como saber se o seu título de eleitor está irregular. Confira!
Como saber se o meu título de eleitor está irregular?
1. Acesse o site oficial do TSE;
2. Uma vez lá, desça a tela até a opção “Consultar situação eleitoral”;
3. Em seguida, é preciso informar um de seus dados para conferir o status. Eles podem ser:
- Número do Título de Eleitor;
- CPF;
- Nome completo.
4. Também é possível se autenticar com o e-Título caso você tenha um cadastro na plataforma;
5. Pronto, na próxima tela você terá acesso ao status de regulariozação do seu Título de Eleitor.
O que acontece se o meu título de eleitor estiver irregular?
Se o seu Título de Eleitor estiver irregular, não será possível votar nas Eleições 2024. Tanto no primeiro turno, que ocorrem no dia 6 de outubro, como também no segundo turno, no dia 27 de outubro – se houver.
Isso porque o prazo para a regularização foi encerrado no dia 8 de maio. Depois disso, todos os cadastros já foram enviados para o sistema do TSE. Sendo assim, seus dados não estarão habilitados para que você possa usar a urna eletrônica, e assim conseguir votar nos seus candidatos.
Você poderá fazer a regularização somente após o período eleitoral. Para isso, terá que procurar o cartório eleitoral mais próximo da sua região e fazer o processo para que esteja apto para votar nas Eleições 2026.
Gostou do conteúdo? Republique em suas redes sociais e deixe seus seguidores por dentro desse tutorial. Aproveite para analisar o que os candidatos pensam sobre tecnologia. Até a próxima!