Apple detalha processo para adicionar cancelamento de ruído nos AirPods 4
Anunciados junto com o iPhone 16, os novos AirPods 4 trazem, entre os atrativos, o cancelamento de ruído ativo (ANC) na versão mais avançada, presença que chamou a atenção devido ao “design aberto” deste modelo, o que poderia prejudicar a eficácia do recurso. Como a fabricante conseguiu garantir o funcionamento correto?
Em entrevista ao Engadget nesta sexta-feira (20), a vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, Kate Bergeron, e o diretor de marketing dos AirPods, Eric Treski, explicaram o que a Maçã fez para adicionar a tecnologia capaz de bloquear ruídos na versão sem pontas auriculares. O trabalho começou com a análise de diferentes formatos de orelhas.
O fone AirPods 4 tem formato auricular, mais aberto.Fonte: Apple/Divulgação
Isso permitiu aprimorar o design do fone sem fio e, junto com o chip H2, contribuiu para levar o ANC ao modelo padrão pela primeira vez — a funcionalidade era restrita ao AirPods Pro e AirPods Max. Além disso, a empresa incluiu microfones para monitorar os ruídos utilizados nas versões avançadas e drivers apontados para baixo.
A combinação entre hardware e software possibilitou o cancelamento de ruído ativo no AirPods 4, com os algoritmos realizando o monitoramento em tempo real para que o bloqueio seja realmente eficaz. “É até computacionalmente mais intenso em muitos aspectos do que com o AirPods Pro”, explicou Bergeron.
Case também passou por mudanças
Mudanças no posicionamento dos drivers, novos microfones, chip mais avançado e design reformulado vieram acompanhados de outras melhorias na nova geração dos AirPods. As atualizações também chegaram ao estojo de carregamento dos fones.
O case agora não traz mais um botão físico, com a sua retirada permitindo diminuir a espessura. Além de ficar mais fino, o acessório ganhou acelerômetro e passou a contar com a mesma classificação IP54 de proteção contra respingos de água e poeira do fone Bluetooth.
Em pré-venda no Brasil, os AirPods 4 com ANC custam R$ 1.999, valor sugerido pela Apple, enquanto a versão mais básica, sem cancelamento de ruído, sai por R$ 1.499.