Após ter Ferrari roubada, vítima utiliza AirPods para recuperar o carro; entenda
Uma Ferrari furtada nos Estados Unidos foi recuperada graças à função de rastreamento dos fones de ouvido AirPods da Apple que haviam sido deixados pelo proprietário no interior do esportivo. O caso aconteceu em 16 de setembro na cidade de Waterbury, no estado de Connecticut.
O carro em questão, uma Ferrari 812 GTS 2023 que custa US$ 575 mil no território americano e é vendida por mais de R$ 6 milhões no Brasil, foi furtado enquanto estava estacionado na rua. O dono acionou as autoridades e disse aos policiais que conseguia rastrear o veículo por meio da função Buscar do fone Bluetooth.
Ferrari recuperada com o auxílio dos fones AirPods da Apple. (Imagem: WSFB/Reprodução)Fonte: WSFB/Reprodução
Acionando a ferramenta, os oficiais localizaram o automóvel de luxo em um posto de gasolina e foram até o local. Ao notar a aproximação da polícia, o criminoso pulou do carro, mas deixou seu iPhone no automóvel ao fugir, o que possibilitou a sua identificação, posteriormente, mais uma vez com a ajuda da tecnologia.
Rastreando o suspeito, a polícia de Waterbury conseguiu detê-lo no dia 26 de setembro dirigindo um carro roubado em Nova York, um Acura. Trata-se de Dion Schontten, de 22 anos, antigo conhecido das autoridades locais, preso junto com o cúmplice, Keon Webster, de 19 anos, que acumula sete acusações por roubo de carros e outros crimes.
Como funciona o rastreamento dos AirPods?
O recurso de rastreamento disponível nos fones e em outros produtos da Apple usa a rede Buscar, formada por centenas de milhões de dispositivos da marca, para enviar a localização dos aparelhos via Bluetooth, mesmo que eles estejam offline. Os dados do item perdido chegam ao iCloud, permitindo saber exatamente onde ele está.
Segundo a gigante de Cupertino, a rede é criptografada e anônima, protegendo a privacidade de todos os participantes. O recurso precisa estar ativado para funcionar, o que pode ser feito seguindo o caminho Ajustes > Bluetooth > Mais informações, no iPhone, com os AirPods conectados.
No caso dos fones, a ferramenta foi desenvolvida para evitar que você os esqueça, mas como vimos também pode ter diferentes utilidades. Os AirTags são uma opção mais indicada para rastrear objetos e carros perdidos, furtados ou roubados.