Seleção uruguaia e clubes homenageiam zagueiro Izq…
As redes sociais amanheceram tomadas por homenagens ao jogador uruguaio Juan Izquierdo (1997-2024), que morreu na noite da terça-feira, 27, no Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, em São Paulo. O zagueiro do Nacional estava internado desde a quinta-feira, 22, quando caiu desacordado no campo do estádio MorumBIS, no segundo tempo do jogo com o São Paulo Futebol Clube, válido pela Copa Libertadores. Foi constatado posteriormente que o atleta teve uma arritmia cardíaca, seguida de infarto.
+ Zagueiro uruguaio Juan Izquierdo morre em São Paulo, aos 27 anos
A Associação Uruguaia de Futebol disse que a notícia foi profundamente dolorosa, enquanto os órgãos dirigentes nacionais da Argentina, Peru, Paraguai e Colômbia estenderam suas condolências à família e aos amigos de Izquierdo.
“O futebol sul-americano está de luto”, disse Alejandro Dominguez, presidente da Conmebol, órgão dirigente do futebol sul-americano. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, disse que um minuto de silêncio seria observado em todas as partidas organizadas pela federação na quarta-feira, 28.
Boletim médico
Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o atleta morreu às 21h38, “em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca”.
As ligas de futebol de primeira e segunda divisão do Uruguai foram adiadas no fim de semana devido a preocupações com a saúde do atleta. Os jogadores do São Paulo vestiram uma camisa em apoio ao jogador uruguaio antes da vitória do time por 2 a 1 na liga brasileira contra o Vitória no domingo.
A carreira de Izquierdo inclui passagens por vários clubes uruguaios, incluindo Cerro, Peñarol, Wanderers e o Liverpool local. Ele também jogou pelo San Luis, do México.
Associação Uruguaia de Futebol (AUF)
Nacional (Uruguai)
São Paulo (Brasil)
Peñarol (Uruguai)
Palmeiras (Brasil)
Grêmio (Brasil)