Esporte

Rally Dakar: “Este ano, temos condições de brigar”…

A paixão de Lucas Moraes pelo off-road está no DNA. Criado em meio ao ronco dos motores e à poeira das trilhas, o piloto de 35 anos abre caminho rumo ao topo do Rally Dakar, prova que será transmitida pelos canais ESPN e Disney+ de 3 a 17 de janeiro de 2025, diretamente da Arábia Saudita. A largada será em Bisha, no sul do país. A chegada vai rolar em Shubaytah, perto da fronteira com os Emirados Árabes Unidos. Em sua terceira participação no maior prova da série no automobilismo mundial, Moraes busca o título inédito para o Brasil na categoria carros.

Moraes começou cedo. Aos 3 anos, ganhou a primeira moto do pai, Marcos Ermírio de Moraes, que “já andava de moto de enduro”, como o próprio piloto relembra. A influência paterna foi além do gosto pelas duas rodas. Mais tarde, enquanto o jovem Lucas desbravava o motocross, tornando-se profissional aos 15 anos, Marcos dedicava-se ao Rally dos Sertões, assumindo a gestão da prova em 1996.

Uma lesão no quadril obrigou Moraes a se aposentar das motos aos 21 anos, abrindo caminho para uma nova paixão: os carros. “Migrei para os carros e continuei na terra”, conta. A estreia no rally aconteceu em 2013, na Mitsubishi Cup. Em 2018, participou pela primeira vez do Rally dos Sertões, prova que venceu por três vezes: em 2019, 2022 e 2024.

O sucesso no Sertões o levou a alçar voos mais altos. Em 2022, participou de etapas do Mundial de Rally Cross-Country como piloto privado, conquistando um terceiro lugar em Portugal e um segundo lugar na Espanha. Em janeiro de 2023, estreou no Rally Dakar, considerado a “Copa do Mundo” do rally, pela equipe Toyota Overdrive.

Estratégia conservadora

Logo na estreia, Moraes fez história ao conquistar o terceiro lugar no pódio, o melhor resultado de um brasileiro na categoria carros. “Meu maior desejo era simplesmente terminar a prova”, confessa. “Fui muito cauteloso, respeitando muito a prova.” No entanto, a estratégia conservadora e a rápida adaptação ao ritmo da competição o levaram a posições cada vez melhores. “De repente, me vi em segundo lugar na geral, faltando quatro dias para acabar”, relembra.

Continua após a publicidade

Lucas Moraes e Armand Monleon da Toyota Gazoo Racing prontos para enfrentar as dunas da Arábia Saudita no próximo Dakar 2025 – (Kin Marcin / Red Bull Content Pool/Divulgação)

Em 2024, Moraes voltou ao Dakar, desta vez como piloto oficial da equipe Toyota Gazoo Racing. A segunda participação na prova foi marcada por altos e baixos. Moraes conquistou uma vitória histórica em uma das etapas especiais, a primeira de um brasileiro na categoria carros, mas sofreu com problemas mecânicos e uma forte gripe. Apesar das adversidades, terminou a prova em nono lugar.

Para o Dakar 2025, Moraes se diz mais preparado. “Foi meu primeiro ano fazendo o campeonato do mundo inteiro, como piloto de fábrica”, explica, destacando a importância da experiência adquirida para a prova mais desafiadora do mundo. “O meu segundo ano com o mesmo navegador [o espanhol Armand Monleón] também é crucial. A navegação no Dakar é super difícil”, completa.

Continua após a publicidade

Expectativa alta

A expectativa para 2025 é alta. Moraes vem de uma vitória no Baja Dubai, prova que serviu como teste para o novo carro da Toyota. “Deu para ver que a gente tem condição de brigar”, afirma, confiante.

Dois brasileiros competirão na categoria carros do Dakar 2025:

  • Lucas Moraes, competindo pela Toyota Gazoo Racing com o navegador Armand Monleon.
  • Gonçalo Guerreiro, competindo pela Red Bull Off-road Jr Team Usa By Bfg, com o navegador Cadu Sachs.

Com um currículo impressionante e a experiência de duas participações no Dakar, Lucas Moraes se coloca como um dos favoritos ao título em 2025.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo