Esporte

Final da Libertadores e CT da Seleção: os ousados…

Nem de longe Brasília é conhecida como a capital do futebol. Os dois times mais competitivos — Capital-DF e Ceilândia — disputarão apenas a Série D do Brasileirão em 2025, mas o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) tem planos ambiciosos para que a cidade passe a concentrar os treinos da Seleção Brasileira de Futebol e até sediar a final da Copa Libertadores da América no próximo ano.

Depois de o Banco de Brasília (BRB) renovar contrato como patrocinador do Flamengo ao custo de 25 milhões de reais anuais, Ibaneis anunciou que negocia com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que os treinos da equipe nacional deixem a Granja Comary, em Teresópolis, e migrem para a capital. Não será tarefa fácil.

De acordo com Ibaneis, as conversas para um eventual novo CT da Seleção ainda são incipientes, mas contam com apoio de parte dos chefes das federações estaduais. “Tenho uma interlocução muito boa com o atual presidente da CBF. Nessas tratativas que tivemos com ele conseguimos que eles montassem uma pequena sede no Lago Sul, onde já fazem algumas reuniões, (…) e nessas conversas com alguns presidentes de federação eles demonstraram que a Granja Comary, no Rio de Janeiro, meio que ficou inviável pela distância, pela dificuldade de acesso. Eu disse que em Brasília temos todas as condições e estou me classificando para trazer [o CT para o Distrito Federal]”, disse Ibaneis a VEJA.

O governador tem no retrovisor as estatísticas do Brasileirão deste ano: Brasília sediou duas das três partidas com os maiores públicos do campeonato — a vitória do Palmeiras sobre o Vasco no estádio Mané Garrincha, em setembro, registrou 62.186 pagantes, enquanto a partida entre Flamengo e Criciúma, em julho, recebeu 60.127 pagantes.

“A gente sabe que não é fácil e tem uma resistência muito grande, mas temos conversado muito. Não tem briga, não. Tudo faz parte do diálogo. O objetivo é trazer a Seleção Brasileira para dentro da capital da República com seus treinos e mais jogos. Aqui temos capacidade de locomoção facilitada e uma segurança qualificada, tida como uma das melhores do país. Tem muita coisa que beneficia o nosso pleito”, completou o governador.

Continua após a publicidade

Libertadores em Brasília?

No início do mês, a CBF encaminhou ofício à Conmebol com a defesa de Brasília como sede da Libertadores do próximo ano. A cidade lista a infraestrutura aérea, a rede hoteleira e o calendário, digamos, pouco congestionado dos clubes da cidade, como bônus para tentar vencer a empreitada. Ela tem como concorrente a capital do Uruguai, Montevidéu.

Em paralelo às negociações, em outubro a Fifa fez vistorias em estádios brasileiros para definir as sedes da Copa do Mundo Feminina de futebol, em 2027 — Brasília é uma das candidatas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo