Esporte

Ex-boxeador Maguila morre aos 66 anos

O ex-pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos. Visto como promissor desde o início da carreira, em 1983, ele venceu 77 de todas as 85 lutas que travou.

O boxeador sofria de encefalopatia traumática crônica, conhecida popularmente como demência pugilista, consequência de danos causados pelos sucessivos golpes recebidos ao longo da carreira. O falecimento foi confirmado por Irani Pinheiro, esposa do campeão mundial, à Record TV. O motivo do óbito não foi revelado.

Carreira

Maguila começou sua carreira nos anos 1980, quando ganhou popularidade na categoria de peso-pesado ao vencer 14 disputas seguidas. Apesar das críticas a respeito da falta de técnica e da inferioridade de seus oponentes, ele acabou se tornando um dos boxeadores mais famosos da América do Sul — além de um personagem brasileiro quase folclórico, cujo apelido surgiu da grande semelhança com um personagem de desenho infantil.

O ex-pugilista ficou famoso pela sua parceria com o jornalista Luciano do Valle. Apostando no talento do jovem, o empresário conseguiu que ele treinasse com Angelo Dundee, coach de esportistas famosos como Muhammad Ali.

Continua após a publicidade

Nos anos 1990, Maguila teve oportunidade de lutar contra alguns dos maiores astros do mundo. Houve grande expectativa pelas lutas contra Evander Holyfield e George Foreman, mas ele foi derrotado. Os nocautes marcaram sua carreira, mas o ex-pugilista já revelou lamentar por também não ter enfrentado Mike Tyson. “Queria lutar com ele, pedi para marcar”, disse ao UOL. “Só que toda vez que a gente agendava ele era preso.”

Apesar disso, acumulou títulos. Foi campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe (FMB), além de ter conquistado Sul-Americano, Campeonato Brasileiro, pentacampeonato continental e o Campeonato das Américas.

Após largar o esporte, ganhou espaço na televisão em programas humorísticos e de economia. Também gravou um álbum de samba (Vida de Campeão) e tentou espaço na política, como deputado federal, sem sucesso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo