Esporte

Aldeia em Goiás recebe primeira Taça dos Povos Ind…

A Aldeia Multiétnica, situada em região próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, vai receber a partir de 26 de novembro o primeiro campeonato de futebol disputado exclusivamente por indígenas.

A Taça dos Povos Indígenas vai reunir 2.400 atletas de 48 etnias das cinco regiões do país para valorizar a cultura e as tradições dos povos originários, oferecer oportunidades de inclusão social e fazer do futebol uma plataforma de desenvolvimento e aprendizado.

A competição tem apoio da CBF. O sorteio dos grupo será em 26 de setembro, às 10h30, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Imagem aérea da Aldeia Multiétnica, situada no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (Mauricio Euclydes Borges/Divulgação)

O torneio será dividido em quatro etapas. Representantes de povos do Centro-Oeste vão disputar as primeiras rodadas de 26 a 30 de novembro. As três etapas restantes serão realizadas entre fevereiro e junho de 2025, com etnias das regiões Nordeste, Sul/Sudeste e Norte. Todas elas terão fase de grupos, classificatórias e finais.

Continua após a publicidade

“A Taça dos Povos Indígenas é um projeto sem fronteiras, sem limites, que usa o esporte como plataforma para inclusão social, reparação histórica, valorização cultural e transformação”, afirma Líbia Miranda, diretora executiva da FourX Entertainment, organizadora do evento.

Cada etnia estará representada por um time feminino e um masculino. Ou seja, serão 12 equipes formadas por homens e 12 formadas por mulheres em cada etapa. A participação é gratuita, e a organização ficará responsável por todos os gastos em termos de transporte, alimentação, hospedagem e artigos esportivos, incluindo uniforme completo e chuteira.

“A Taça dos Povos Indígenas faz parte do compromisso que assumi com o Papa Francisco há dois anos ao assinar a Declaração do Esporte para Todos, no Vaticano”, diz o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, que tem ascendência indígena. A sua cidade de origem, Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, abriga três das primeiras etnias indígenas reconhecidas no Brasil, os Mongoyó, os Ymboré e os Pataxó.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo