Lista: 7 marcas de cafés são consideradas impróprias para consumo, diz ministério
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com sete marcas de café torrado impróprias para o consumo.
Nas marcas citadas na lista foram detectadas presença de detritos como areia, pedras ou torrões, grãos ou sementes de outras espécies de vegetais e impurezas advindas do cafezal como cascas e paus.
Os materiais estranhos presentes nessas marcas de café estão acima do permitido na Portaria 570/2022, que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado
As marcas de café reprovadas na análise do Mapa foram:
- Conquista
- Cooperbac
- Fino Sabor Superior
- Rio Preto
- Pedrosa
- Caseiro Mineiro
- Café Pioneiro
As empresas envolvidas foram notificadas e os produtos inadequados vão ser recolhidos.
A orientação do Ministério para os consumidores é que interrompam o uso do café dessas marcas e solicitem a substituição conforme o Código de Defesa do Consumidor.
As apreensões fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE). A coordenação compete ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.
Segundo os órgãos envolvidos, o objetivo de trabalhos como esse é diminuir a ocorrência de fraudes e a promover a regularidade de estabelecimentos produtores de produtos de origem vegetal.
Os lotes desclassificados resultam do cruzamento de dados como marca, lote, empresa responsável, unidade federativa do embalador, presença de registro no CGC/MAPA e tipos específicos de irregularidades, que podem variar entre problemas de composição e questões administrativas.
A CNN tenta contato com as marcas. O espaço segue aberto.
Veja a tabela divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária: