Enem 2024: saiba o que comer para melhorar seu desempenho na prova
Sabia que os alimentos que você consumir antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem contribuir para reduzir o estresse? Ou melhorar a qualidade do sono?
A alimentação para a véspera do Enem e para a manhã antes das provas é importante para os candidatos, pois pode ajudar ou atrapalhar seu desempenho.
Segundo Débora Palos, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, alimentos ricos em vitamina C ajudam na redução dos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse.
“Dessa forma, ajuda a reduzir a ansiedade e a combater a insônia antes da prova. Frutas cítricas como laranja e kiwi, e alguns vegetais como pimentão e brócolis, são exemplos de alimentos ricos em vitamina C”, disse.
Palos também recomenda fontes de magnésio, que reduzem a fadiga e melhoram a qualidade do sono. “Você pode encontrá-lo em sementes oleaginosas, como castanhas e chia, em frutas, como banana e abacate, em vegetais, como o espinafre e a beterraba, no iogurte natural e nos cereais integrais, como o arroz integral”.
Os chás são outra dica para quem quer relaxar antes da prova, já que são calmantes naturais que ajudam a combater a ansiedade. “Em alguns casos, contribuem para o combate a gastrite nervosa”, afirmou a nutricionista.
Por fim, os peixes são alimentos ricos em ômega-3, que melhora a concentração, a memória e o aprendizado. Pode ser uma boa pedida para os participantes do Enem.
Evite alimentos com gordura saturada
Palos sugere que os estudantes evitem gordura saturada presente em alimentos de origem animal, que podem gerar o aumento do cortisol. “Sem contar que, por ser uma gordura de difícil digestão, pode causar sensação de mal-estar e sonolência”.
Os carboidratos refinados, como a farinha de trigo, o açúcar branco e o arroz branco, geram sensação de bem-estar e satisfação, mas duram pouco, causando ansiedade e necessidade de comer mais.
Jonas Stanely, diretor do PB Colégio e Curso, fala que é comum os estudantes comerem comidas mais pesadas na véspera do Enem, devido à tensão pré-prova. “Se você atender ao seu corpo ansioso, pode acabar passando dos limites razoáveis.”
O que comer na véspera e no dia do Enem
- Carboidratos integrais (pão, arroz e macarrão integrais);
- Frutas;
- Aveia;
- Peixes, como salmão, sardinha e atum;
- Faça um café da manhã completo, com café, chá, leite ou iogurte, frutas com aveia, pães integrais com queijo, vitamina de abacate e ovos mexidos.
O que evitar na véspera e no dia do Enem
- Comidas pesadas, como churrasco e feijoada;
- Farinha de trigo, como pães e bolos;
- Arroz branco;
- Bebidas alcoólicas;
- Comidas novas. Evite a chance de qualquer mal-estar e prefira comer o que você já está acostumado.
Enem: Veja fatos históricos e atuais que podem cair na prova