Mundo

Após ataque de Biden, Trump vai a comício em caminhão de lixo

O ex-presidente dos EUA e candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, chegou em um comício nesta quarta-feira (30), no estado de Wisconsin, em um caminhão de lixo e usando um colete refletor, após a polêmica declaração do presidente Joe Biden sobre seus eleitores.

“Gostam do meu caminhão de lixo? É em homenagem a Kamala (Harris, vice-presidente e candidata presidencial pelo Partido Democrata) e Joe Biden”, disse Trump do banco do passageiro do veículo, que havia sido decorado com seu tema de campanha, “Make America Great Again” (“Tornar a América Grande Novamente”).

A crise dos democratas começou na terça-feira, durante um evento para angariar votos latinos, ocasião na qual Biden, na tentativa de defender Porto Rico depois que o comediante Tony Hinchcliffe a chamou de “ilha flutuante de lixo” em um grande comício de Trump, se voltou contra os eleitores republicanos.

“O único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores”, disparou o presidente, que depois precisou de justificar sobre o ataque.

A Casa Branca também tentou alegar posteriormente que eram palavras dirigidas ao comediante, e não aos apoiadores de Trump, mas elas receberam críticas imediatas do campo republicano.

As primeiras declarações de Trump em seu comício na cidade de Green Bay, em Wisconsin, também foram uma resposta direta: “250 milhões de pessoas não são lixo”, disse o candidato republicano no palco do evento.

Apesar da justificativa de Biden e da dissociação de Harris da polêmica fala, Trump reiterou que o atual presidente “finalmente disse o que ele e Kamala realmente pensam” sobre seus apoiadores.

“Você não pode ser presidente se odeia os americanos, o que eu acho que eles (Biden e Kamala) fazem. E Kamala Harris não está qualificada para ser presidente, de jeito nenhum. Ela não tem o intelecto, a energia ou aquela qualidade especial dos verdadeiros líderes”, afirmou o ex-presidente.

Trump disse que a ideia de chegar em um caminhão de lixo e usar um colete veio de um membro de sua equipe. “Um dos meus funcionários me disse: ‘Senhor, a palavra lixo está em alta no momento. Você gostaria de dirigir um caminhão de lixo? E eles conseguiram um. Não sei como eles conseguiram tão rápido”, contou.

A poucos dias das eleições americanas, a disputa presidencial permanece acirrada, de acordo com as sondagens mais recentes, inclusive nos estados-pêndulo, que serão decisivos para os candidatos.

Embora Harris esteja à frente em alguns estados, como Michigan e Wisconsin, na Pensilvânia ela aparece empatada com Trump, de acordo com uma pesquisa da CNN divulgada nesta quarta-feira (30).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo