Mais rico por causa das IAs, CEO da Nvidia diz que não abandonará os gamers – Tecnoblog
Quando a Nvidia começou a sequência de anúncios das suas tecnologias para inteligência artificial e computação de alto desempenho, os gamers ficaram com uma dúvida: a empresa vai deixar as GPUs para desktops de lado? Na Computex 2023, Jensen Huang afirmou que não — e ficou “magoado” com a pergunta.
Huang disse para Gordon Ung, editor do site PC World, que o público gamer continua relevante para a Nvidia. Para provar isso, o Jensen jaquetinha (apelido dado por uma parte do público) relembrou que a primeira IA desenvolvida pela empresa, o DLSS, foi para os jogadores. E que sem inteligência artificial não existiria ray tracing em tempo real.
Brincando com Ung, Jensen Huang disse que ficou “profundamente magoado” com a pergunta sobre o foco da Nvidia. O CEO-fundador da empresa, ambos cada vez mais ricos nos últimos dias, comentou ainda que a primeira aplicação de IA generativa da Nvidia é o ACE, que permitirá que NPCs desenvolvam diálogos naturais — ainda que a demonstração seja parecida com qualquer NPC de Skyrim.
- Indiretamente, Jensen afirmou que inteligência artificial é o pilar das GPUs RTX, lançadas em 2020. Ao responder que DLSS foi a primeira IA criada pela Nvidia, o CEO da empresa afirmou que a tecnologia de deep learning é o pilar da série RTX.
- Enquanto o público gamer está preocupado se será ou não abandonado pela Nvidia, a empresa atingiu a capitalização de US$ 1 trilhão de dólares. Com os novos anúncios de IA e computação de alto desempenho, a empresa se tornou a primeira fabricante de chips a chegar nesse valor de mercado. Agora, a Nvidia vira colega da Apple, Aramco, Amazon, Alphabet e Microsoft — estas duas últimas são suas clientes.
Se time que está ganhando não se mexe, podemos fazer um paralelo com “empresa que está lucrando não vai perder dinheiro”. Hoje, a Nvidia gera receita com gamers e IA. Ela não deixará as RTXs de lado — até porque os jogadores não estão pagando barato.
Com informações: PC World e WCCF Tech