Enem 2024: quais alimentos levar no dia da prova
As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são estressantes e cansativas para os estudantes. Afinal, são 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo dia.
Como a prova é longa, o edital do Enem permite que os candidatos levem lanches, e os alimentos podem, inclusive, ajudar o desempenho no exame, pois dão energia e melhoram o humor.
A CNN conversou com a nutricionista Débora Palos, da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, para trazer as melhores escolhas de lanches para o vestibular.
Alimentos para levar para o Enem:
Palos explicou que as frutas maçã e banana “são fáceis de transportar, fornecem energia rápida devido ao açúcar natural” e as fibras ajudam a evitar quedas de energia. As uvas também podem ser consumidas em pequenas porções e são refrescantes.
- Castanhas, nozes ou amêndoas
As oleaginosas devem ser consumidas em porções controladas. Elas são ricas em gorduras saudáveis, fornecem energia duradoura e ajudam a manter o foco.
A nutricionista recomenda as opções com aveia, mel, sementes e castanhas. “Essas barrinhas são práticas e mantêm a energia sem sobrecarregar”
As barras de proteína são outra possibilidade, segundo Palos.
- Sanduíche integral com frango desfiado, queijo branco ou ovo
O sanduíche é uma boa opção para quem não abre mão de um alimento “mais substancial”. Segundo a especialista, pão integral é um carboidrato complexo que libera energia de forma lenta e sustentada.
Se consumido em pequenas quantidades, o chocolate amargo pode ser aliado dos estudantes. Palos explica que “é ótimo para fornecer um estímulo rápido e pode melhorar o humor e a concentração”.
A água é essencial para manter a hidratação. “Leve uma garrafinha de água”, disse a nutricionista.
Tudo sobre o Enem: datas, questões e locais