Mundo

Trump supera Kamala em projeção eleitoral da The Economist

O ex-presidente e atual candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, ultrapassou a atual vice-presidente e candidata democrata à Casa Branca, Kamala Harris, na mais recente projeção eleitoral da revista britânica The Economist, divulgada nesta segunda-feira (21).

Segundo a The Economist, essa é a primeira vez em dois meses que o candidato republicano aparece como favorito para ganhar a corrida presidencial americana. De acordo com a atualização do modelo de projeção feita nesta segunda, Trump agora tem 54% de chances de vencer a eleição, um aumento em relação à semana anterior, quando sua probabilidade era de 48%. A virada de Trump, observada desde sábado (19), reflete uma queda nas chances de Harris, que saíram de 51% para 45% no mesmo período. A projeção ainda aponta uma disputa acirrada, mas mostra que Trump está em crescimento.

“Pela primeira vez em dois meses, Donald Trump assumiu a liderança em nosso modelo, que agora o coloca com 54% das chances de vencer a eleição. Assim como as pesquisas nacionais mostraram que muitos eleitores indecisos e de terceiros partidos escolheram Kamala Harris em agosto, alguns dos restantes — possivelmente eleitores inclinados aos republicanos desde o início — recentemente se alinharam a Trump. Isso elevou sua probabilidade de vitória em oito pontos percentuais desde sexta-feira [18] e inclinou a previsão a seu favor em todos os estados, embora a disputa ainda seja, mais ou menos, um “cara ou coroa”, diz a revista em seu site.

O modelo da The Economist, desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade de Columbia, que simula mais de 10 mil resultados eleitorais com base em pesquisas estaduais e nacionais, indicadores econômicos e padrões de votação históricos, estima que Trump possa garantir entre 179 e 341 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Harris tem chances de assegurar entre 197 e 359 votos. A média dessas projeções dá a Trump 276 votos no Colégio Eleitoral contra 262 de Harris.

Harris estava liderando a projeção da The Economist desde quando assumiu o lugar de Joe Biden no comando da chapa democrata, após o atual presidente desistir da reeleição. O atua cenário, portanto, representa uma mudança significativa faltando semanas para o dia do pleito marcado para 5 de novembro.

Paralelamente, o site agregador de pesquisas FiveThirtyEight também reportou nesta segunda uma vantagem de Trump em sua projeção eleitoral, com o ex-presidente vencendo em 52% dos cenários analisados, enquanto Harris vence em 48%. Esse aumento na performance de Trump, segundo o site, que é alimentado pela emissora americana ABC se deve, em grande parte, ao estreitamento da disputa em estados decisivos como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, que eram anteriormente favoráveis a Harris, mas que agora mostram uma disputa acirrada ou até ligeira vantagem para o republicano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo