Ir de bike para o escritório já é uma realidade, mas não depende apenas do funcionário
Bruno Affonso*
A bicicleta tem ganhado espaço como uma alternativa inteligente ao trânsito caótico das grandes cidades, mas a verdadeira popularização desse meio de transporte no ambiente corporativo depende de um fator frequentemente esquecido: o suporte das empresas.
Hoje, para que um número maior de funcionários adote a mobilidade ativa, as empresas precisam oferecer soluções que tornem essa escolha viável e confortável no dia a dia.
A boa notícia é que há possibilidades que estão ao alcance de muitas organizações, seja em edifícios corporativos ou em espaços comerciais. Bicicletários seguros e bem localizados, por exemplo, são fundamentais para garantir que os ciclistas tenham onde deixar suas bikes com tranquilidade.
Mas um bicicletário vai além de apenas vagas para estacionar: as empresas podem investir em espaços com profissionais disponíveis para fazer pequenos reparos, por exemplo, oferecendo mais comodidade para quem opta por esse meio de transporte.
Outra ação decisiva é a oferta de vestiários com chuveiros. Utilizar bicicleta para se deslocar até o trabalho, especialmente em distâncias maiores ou em dias quentes, requer uma estrutura mínima para que o funcionário possa chegar ao escritório com conforto. Vestiários bem planejados, com armários e duchas, garantem que quem chega pela ciclovia possa se preparar adequadamente para o dia de trabalho, transformando essa jornada em uma experiência mais agradável.
A instalação de estações de carregamento para bicicletas elétricas dentro do espaço corporativo também é um passo importante. Com o crescimento do uso das e-bikes, oferecer pontos de recarga para os funcionários pode ser um grande incentivo. Isso garante que o colaborador tenha o veículo sempre pronto para o uso.
As bicicletas elétricas têm se tornado uma alternativa sustentável aos meios de transporte convencionais.
A criação de políticas internas também pode incentivar ainda mais o uso da bicicleta. Programas de incentivo financeiro para quem opta por pedalar, parcerias com lojas para descontos em aquisição ou até mesmo a promoção de campanhas de conscientização sobre os benefícios desse meio de transporte podem despertar o interesse por um novo estilo de vida e fazer a diferença.
Oferecer suporte aos funcionários que adotam a mobilidade ativa vai além da sustentabilidade. Quando as organizações criam ambientes preparados para acolher essa escolha, elas não só estão contribuindo para a redução do trânsito e da poluição, mas também para o bem-estar, saúde e a motivação de seus colaboradores.
A ida de bike para o trabalho, portanto, é uma via de mão dupla: enquanto os funcionários optam por meios de transporte mais sustentáveis, cabe às organizações garantir que essa escolha seja mais fácil. A pergunta que fica é: sua empresa já oferece o suporte necessário para transformar essa alternativa em prática diária?
***
*Bruno Affonso é diretor e cofundador da Lev, empresa líder no segmento de bicicletas
elétricas no Brasil.