Qualcomm revela novos processadores para consoles portáteis – Tecnoblog
A Qualcomm anunciou a chegada de três novos processadores voltados para consoles portáteis e outros equipamentos de videogame. São três séries distintas: Snapdragon G1, Snapdragon G2 e Snapdragon G3. Cada qual indica uma etapa acima em termos de recursos e poder de processamento.
De acordo com a empresa, os chips foram desenhados com os gamers em mente. “Estas plataformas de gaming entregam constante desempenho gráfico em um dispositivo portátil, dedicado a dispositivos de games para que você possa jogar em praticamente qualquer lugar”, diz a empresa em nota à imprensa.
Um pouco confuso
É interessante notar que o Snapdragon G conta com três séries diferentes, e cada uma delas terá um produto específico. Aqui ocorre certa confusão com a nomenclatura, mas vamos lá:
- Snapdragon G1 Gen 1 tem CPU Kryo (8 núcleos), GPU Qualcomm Adreno A11. O foco é a duração de bateria.
- Snapdragon G2 Gen 1 tem CPU Kryo (8 núcleos), GPU Adreno A21 e Snapdragon X62 5G Modem-RF. Traz ainda 5G e Wi-Fi 6/6E por meio do Qualcomm FastConnect 6700. Foi desenhado para gaming em nuvem.
- Snapdragon G3x Gen 2 tem CPU Kryo (8 núcleos), GPU Adreno A32, Wi-Fi 7 High-Band Simultaneous (HBS), 5G sub-6 e mmWave. Trata-se do chip mais poderoso, compatível com ray tracing e tethering em óculos de realidade virtual. É o sucessor do Snapdragon G3x Gen 1 usado no Razer Edge 5G.
Design de referência
A Qualcomm informou que fabricantes de dispositivos e empresas parceiras poderão usar os designs de referência dos novos SoCs a partir de agora. Como de costume, a companhia não chegou a anunciar quais eletrônicos trarão as novas tecnologias (nem quando). Isso deve ocorrer conforme o cronograma de empresas como a Razer.
O diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, Mithun Chandrasekhar, declarou em nota que “os portáteis dedicados a games são a melhor maneira de aproveitar os jogos móveis”. No entanto, ressaltou que os jogadores querem utilizar os títulos em vários dispositivos e sistemas.
Com informações da Qualcomm