Produtor de God of War Ragnarok gostaria de ver jogos da Sony com cross-save entre PC e PS5
God of War Ragnarok chegou recentemente ao PC com um port trazendo diversas novidades técnicas, incluindo compatibilidade com o Steam Deck e tecnologias de geração de frames. No entanto, em seu lançamento, o jogo acabou recebendo críticas negativas de alguns jogadores por causa do login obrigatório na PlayStation Network.
Implementada em alguns jogos novos da Sony no PC, a novidade permite que o usuário utilize algumas funções do ecossistema PlayStation no computador, como perfil e os troféus. Enquanto a decisão de integrar os sistemas faz parte de uma estratégia maior da Sony, um representante da Santa Monica Studios comentou, em entrevista ao Voxel, sobre a implementação da novidade em God of War e suas possibilidades.
Matt DeWald, produtor técnico da Santa Monica responsável por trazer God of War Ragnarok ao PC, explicou ao Voxel como funciona a implementação da PlayStation Network em jogos single-player. Segundo o desenvolvedor, o objetivo do time de desenvolvedores é fazer uma experiência imperceptível e que não incomoda o usuário.
God of War Ragnarok possui overlay da PlayStation no PC.
“Existe um SDK (kit de desenvolvimento) que podemos implementar para o login e nosso objetivo é fazer tudo o mais simples possível”, explica o funcionário da Santa Monica. De acordo com o desenvolvedor, o time visa evitar dores de cabeça para o usuário, como garantir que o login só precise ser feito uma vez. “Para nós, o trabalho é garantir que tudo funcione da maneira simples.”
Produtor gostaria de ver cross-save entre PC e PS5
O membro da Santa Monica também comentou sobre as possibilidades trazidas pela integração do sistema da PlayStation Network ao PC. Segundo Matt DeWald, uma de suas vontades pessoais era ver um sistema de cross-save entre os consoles PlayStation e o computador, permitindo continuar o progresso de um jogo do PS5 no Steam Deck, por exemplo.
“Acho que muitas pessoas amariam isso. Existe um número gigante de complexidades que vão além do jogo, como controle de plataformas e outras coisas que colocam barreiras na implementação”, explica o experiente desenvolvedor. “Mas acho que o céu é o limite entre as possibilidades enquanto continuamos desenvolvendo esses sistemas e tirando mais coisas disso.”
God of War Ragnarok já está disponível no PC com integração com ecossistema PlayStation.
DeWald usou como exemplo o uso do sistema de troféus, que foi testado inicialmente em Ghost of Tsushima e deve se tornar um padrão nos jogos da PlayStation no PC. “É uma evolução constante que podemos fazer. Eu não posso falar em nome da Sony, mas pelo meu ponto de vista, eu adoraria trazer cross-save e colocar para funcionar.”
God of War Ragnarok já está disponível no PC, PS4 e PS5. Para mais detalhes sobre o game no computador, confira mais detalhes da nossa entrevista com a Santa Monica e a Jetpack Interactive, que fizeram o port do jogo para a Steam.