ChatGPT ganha ‘Canvas’ para pedir ajustes e revisões de forma mais precisa
A OpenAI inaugurou o Canvas, uma nova interface do ChatGPT, na quinta-feira (3). Nela, usuários têm acesso a um controle mais refinado para pedir ajuda ao chatbot na revisão de textos ou código.
O Canvas é uma janela separada do chat tradicional que, em vez de depender de entradas de texto, apresenta atalhos para um variado conjunto de ferramentas acessíveis pelo mouse. Segundo a empresa, a nova interface facilita o acompanhamento e a compreensão das mudanças do ChatGPT.
Nesta versão adaptada, o modelo GPT-4o atua como um colaborador em seus projetos. Ele entende quando acionar o Canvas a partir de prompts no chat e fazer modificações especificamente nos trechos destacados pelo usuário.
O Canvas do ChatGPT permite pedir ajustes com muito mais precisão.Fonte: OpenAI/Reprodução
No Canvas, você pode:
- Revisar código: pedir sugestões para corrigir, melhorar ou otimizar código de programas;
- Pedir pela adição de comentários em linhas de código;
- Corrigir bugs;
- Pedir para adaptar um código para outra linguagem de programação conhecida, como JavaScript, TypeScript, Python, Java, C++ e PHP.
A partir do Canvas, o usuário também pode pedir ajustes em textos. O conjunto de ferramentas dispõe opções de ajustes para formalizar, resumir, estender, melhorar a leiturabilidade e mais.
Em uma demonstração enviada ao TechCrunch, a OpenAI mostrou o Canvas ajudando a elaborar um e-mail de forma precisa, ajustando somente nos pontos destacados manualmente pelo usuário.
Exclusivo para assinantes
O novo ChatGPT Canvas foi liberado em versão Beta nesta quinta-feira (3) para assinantes ChatGPT Plus e Teams. Na semana que vem, o acesso ao recurso será expandido para consumidores Enterprise e Edu.
Normalmente, recursos experimentais são exclusivos para assinantes do ChatGPT Plus. Portanto, não se sabe se a função será expandida para o público geral no futuro.