Tecnologia

Entenda o final de Poço 2 e o que acontece com Perempuan no filme

Quatro anos depois de chocar os assinantes da Netflix bem na época da pandemia, o filme O Poço ganhou mais um título. Dessa vez, a história conta com a personagem Perempuan (Milena Smit) como protagonista.

Assim como o seu antecessor, o novo longa trouxe vários elementos à tela, o que, consequentemente, pode ter deixado algumas questões em aberto. Poço 2 traz uma história contextualizada no mesmo cenário do primeiro, mostrando que os prisioneiros criaram suas próprias regras sobre o que eles devem comer ou não, e a quantidade.

Porém, como a trama reflete o comportamento da sociedade em relação à sobrevivência, a situação continua resultando em muito caos. Se você ficou em dúvida, então, sobre como O Poço 2 acabou, confira uma recapitulação do que aconteceu ao final do filme e com Perempuan!

O Poço 2: o que acontece no final

O segundo filme de O Poço nos leva novamente à prisão vertical em que as pessoas precisam entrar em uma luta brutal pela sobrevivência, pois são colocadas em condições cruéis, desumanas e extremas. O longa, então, mergulha na temática mostrando até que ponto a natureza humana pode levar uma pessoa.

Em O Poço 2, vemos que algumas regras foram impostas para que todo mundo consiga comer, o que no primeiro filme vimos que é praticamente impossível de acontecer. Um dos maiores motivos para isso, inclusive, é porque nem todo mundo consegue pensar nos outros em vez de apenas si mesmo.

A partir deste contexto, vimos que um grupo chamado de “Leais” criou uma revolução dentro do poço. Como eles estão mais acima da prisão vertical, têm acesso a mais comida. Por isso, se tornam os responsáveis por garantir que os próximos andares a receberem o banquete vão controlar o consumo para que sobre para quem está mais embaixo.

Dentro do grupo dos Leais existem os Ungidos, escolhidos para punir aqueles que descumprem as leis. E as punições são bastante severas, como se já não bastasse todo o sofrimento vivido ali pelos personagens, envolvendo membros decepados, tortura e morte.

O Poço estreou em 2020 na NetflixFonte:  Divulgação/Netflix 

Logo, quando as regras começam a ser descumpridas, O Poço 2 se transforma em uma verdadeira carnificina.

Cansada de viver às custas dessas regras, e inclusive ter sido severamente punida, Perempuan decide usar o plano de sua ex-colega de cela, que acabou morrendo, para tentar escapar. A ideia envolve se aproveitar de um gás que os controladores do poço usam para reorganizar as celas, cerca de uma vez por mês

A protagonista já sabe que o gás é uma variante do gás sevoflurano, usado para anestesia geral. Então, Perempuan engole um material que pode ser usado como uma espécie de filtro respiratório, e com isso ela não é atingida pela substância e consegue permanecer acordada.

Antes ainda de realizar este esquema, a protagonista consegue matar o líder dos Leais, Dagin Babi (Óscar Jaenada), e os seus capangas. Mas voltando ao material engolido, ela quase se engasga com ele e apaga. Porém, ela acaba acordando no exato momento na troca e vê o local cheio de guardas.

O Poço 2 conta a história de outros personagens na prisãoO Poço 2 conta a história de outros personagens na prisãoFonte:  Netflix/Divulgação 

Ela percebe também que está amarrada em meio a diversos cadáveres, que estão sendo levados para o fundo do poço, e enxerga uma criança que foi colocada na cela mais baixa da prisão. É claro que Perempuan decide salvá-la, mas isso só pode acontecer se ela arriscar a própria vida. Então, ela acaba batendo a cabeça de uma maneira fatal.

O final de O Poço 2 funciona quase como uma representação da consciência da protagonista, que toma uma decisão diferente da vida que tinha fora da prisão. Em vez de se salvar, ela se sacrifica por outro ser humano, mas não a tempo suficiente de ter uma redenção, de voltar a ascender. Então, seu destino acabou sendo o fundo do poço para sempre.

Como O Poço e O Poço 2 se conectam?

O Poço 2, na verdade, não é exatamente uma sequência de O Poço, ao menos não cronológica. Isso porque o novo longa se passa cerca de um ano antes do filme original.

Isso não fica muito claro na divulgação e só é revelado quando vemos personagens do primeiro filme aparecendo na sequência em uma linha do tempo que, até entendermos o que está acontecendo, fica confusa. Ainda assim, o longa acaba trazendo um aceno para quem viu a produção original.

O Poço 2 está disponível somente na Netflix. E aí, qual sua opinião sobre o filme? Comente nas redes sociais do Minha Série!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo