Trump culpa Biden e Kamala por ataque do Irã
O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, culpou o presidente do país, Joe Biden, e a vice Kamala Harris, postulante democrata à Casa Branca, pelo ataque com mísseis do Irã contra Israel nesta terça-feira (1º).
Como tem feito em debates, postagens em redes sociais e em comícios, Trump afirmou, em declaração publicada no seu site, que as guerras atuais no Oriente Médio e na Ucrânia não teriam ocorrido se ele fosse presidente.
“No governo do presidente Trump [2017-2021], não tínhamos nenhuma guerra no Oriente Médio, nenhuma guerra na Europa e [havia] harmonia na Ásia, nenhuma inflação, nenhuma catástrofe no Afeganistão. Em vez disso, tínhamos paz”, afirmou Trump.
“Agora, a guerra ou a ameaça de guerra está presente em todos os lugares, e os dois incompetentes que governam este país estão nos levando à beira da Terceira Guerra Mundial. Você não confiaria em Joe ou Kamala para administrar uma barraquinha de limonada, muito menos para liderar o mundo livre”, disse o republicano.
Por sua vez, Kamala condenou o ataque do Irã e manifestou apoio à decisão de Biden de ajudar Israel a interceptar mísseis iranianos.
“O Irã é uma força desestabilizadora e perigosa no Oriente Médio, e o ataque de hoje a Israel apenas demonstra ainda mais esse fato”, disse Kamala durante um evento em Washington.
“Como eu disse, sempre garantirei que Israel tenha a capacidade de se defender contra o Irã e as milícias terroristas apoiadas pelo Irã. Meu compromisso com a segurança de Israel é inabalável”, acrescentou a democrata, que mais cedo havia acompanhado com Biden e a equipe de segurança nacional da Casa Branca os desdobramentos do ataque do Irã.