Dublador de Darth Vader e Mufasa, James Earl Jones morre aos 93 anos
Nesta segunda-feira (9), faleceu o ator James Earl Jones, aos 93 anos. Mais conhecido por dublar Darth Vader, o norte-americano deixou um legado histórico em Hollywood, sendo um dos poucos artistas a alcançar o prestígio EGOT — quando se é premiado com ao menos um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony. A informação foi confirmada por seu agente.
Com mais de 70 anos de carreira, James Earl Jones estreou na Brodway ainda em 1957. No cinema, recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator em 1970, pelo papel do boxeador Jack Jefferson em A Grande Esperança Branca. Ele também emprestou sua voz marcante a Mufasa, tanto na versão original de Rei Leão quanto em seu remake, além de e dublar inúmeros outros trabalhos — como Os Simpsons e Click.
Até o momento, James Earl Jones segue o único ator a ter sido premiado duas vezes, no mesmo ano, no Emmy. A conquista aconteceu ainda em 1991, quando foi reconhecido pelos seus papéis em Gabriel’s Fire e Heat Wave.
Darth Vader de James Earl Jones
A história de James Earl Jones com um de seus maiores papéis começou em 1977, a convite de George Lucas. Desde então, o ator retornou como Darth Vader em todos os filmes da franquia, além das animações e séries.
Sua última participação como Darth Vader aconteceu ainda em 2022, para a série Obi-Wan Kenobi, que explorou mais sobre o mentor homônimo de Anakin Skywalker. Com seis episódios, a série está disponível na Disney Plus.