Esporte

Paralimpíada: Brasil quebra recordes e fica no top…

O Brasil encerrou neste domingo, 8, sua participação na Paralimpíada de Paris com números impressionantes. A delegação alcançou pela primeira vez o top 5 do quadro de medalhas, objetivo do Comitê Paralímpico Brasileiro, e bateu o recorde de medalhas, com 89 no total, firmando-se como potência do esporte paralímpico.

As últimas conquistas ocorreram neste domingo, no halterofilismo e na canoagem, o que fez o Brasil ultrapassar a Itália no ranking. Ao todo, os atletas brasileiros voltarão com o recorde de 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. À frente do Brasil ficaram Holanda, com 56 medalhas no total, mas 27 de ouro, Estados Unidos, com 105 no total, Grã-Bretanha, com 124, e China, com 220 conquistas ao todo.

A melhor campanha do Brasil até Paris 2024 havia sido nos Jogos de Tóquio, em 2021. Lá foram 72 medalhas no total, sendo 22 de ouro, e uma sétima colocação, a mesma dos Jogos de Londres, em 2012. Na capital inglesa, no entanto, foram 21 ouros e 47 pódios no total.

Bem como ocorreu em outras edições, a natação e o atletismo foram as modalidades que mais ganharam medalhas, com 26 e 36, respectivamente. A surpresa veio do judô, que conquistou quatro ouros deixando o país na liderança da modalidade. A cerimônia de encerramento dos Jogos será hoje, às 15h, no horário de Brasília.

Continua após a publicidade

Individualmente, vale destacar as participações de Gabriel Araújo, da natação, com três ouros, mesmo número de Carol Santiago, também da natação – ela conquistou ainda uma prata. A experiente Jerusa Geber, do atletismo, também marcou seu nome na história, com dois ouros conquistados. Diveros brasileiros também quebraram recordes mundiais em suas modalidades, como Rayane Soares, do atletismo, e o próprio Gabrielzinho.

A competição termina neste domingo, com a cerimônia de encerramento tendo início às 15h, no horário de Brasília. Carol Santiago e o canoísta Fernando Rufino, dono da última medalha de ouro do Brasil, serão os porta-bandeiras do país.

Confira imagens das vitórias dos atletas brasileiros na galeria abaixo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo