Mundo

EUA utilizaram anúncio no Tinder para “amedrontar” terroristas

O presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O Comando Central dos Estados Unidos (Centcom) utilizou uma propaganda no aplicativo de relacionamentos Tinder para transmitir um aviso aos terroristas apoiados pelo Irã no Oriente Médio, segundo confirmou anonimamente uma autoridade dos EUA ao jornal The Washington Post.

A propaganda, conforme noticiou o jornal americano, incluía imagens de aviões de guerra americanos e uma mensagem em árabe alertando para as consequências de se envolver em ações contra os Estados Unidos ou seus aliados regionais. Ela apareceu para um jornalista que atua no Líbano nesta semana.

Segundo o Post, a mensagem na propaganda veiculada no aplicativo de relacionamentos afirmava que os EUA estavam “totalmente preparados” e prontos para empregar suas aeronaves F-16 e A-10, “atualmente na região”, em resposta a qualquer provocação.

A propaganda no Tinder faz parte de uma campanha mais ampla de “operações psicológicas ou de apoio à informação militar”, que visa “influenciar as percepções de públicos estrangeiros e contrapor narrativas consideradas enganosas pelos adversários dos EUA”, cita o Post em sua reportagem.

A tática foi utilizada como uma forma dos EUA de fazer um “alerta” aos grupos terroristas que atuam no Oriente Médio, especialmente no Líbano, e demonstrar sua capacidade militar na região, que neste está sob forte aumento de tensão, com o Irã e o grupo terrorista Hezbollah prometendo retaliar Israel pelas mortes de Ismail Haniyeh e Fuad Shukr. O jornal americano disse que o Centcom não comentou oficialmente o assunto.

Após ser questionado pelo Post, o Tinder removeu a propaganda, citando “violação de suas regras sobre mensagens violentas e políticas”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo