App Store recebe primeiro emulador de jogos para iPhone, mas ele já foi banido
No início do mês, os fãs de emulação foram pegos de surpresa pela Apple, que liberou a chegada de emuladores de jogos na App Store. A mudança, claro, foi muito bem-vinda, já que há anos a gigante norte-americana proíbe softwares do gênero em sua loja oficial.
Não muito tempo depois das mudanças em suas políticas, a App Store acabou recebendo seu primeiro grande aplicativo de emulação. O iGBA é um emulador gratuito do Game Boy para iPhone e iPad, capaz de rodar ROMs baixadas para ambos os dispositivos — uma categoria de aplicativo que as normas antigas da empresa teriam rejeitado de prontidão há duas semanas.
Captura de tela do emulador iGBA.Fonte: The Verge
Para aproveitar o emulador, os usuários devem antes obter ROMs de Game Boy Advance e/ou Game Boy Color, que não são disponibilizadas pelo aplicativo. Adiante, é possível criar saves, personalizar o controle virtual com suas preferências e até otimizar recursos táteis na tela.
iGBA já foi banido por violar regras da Apple Store
Apesar da flexibilização, a Apple exige que os desenvolvedores sigam “todas as leis aplicáveis” para lançar os emuladores na App Store. No entanto, o iGBA não é um trabalho legítimo do desenvolvedor Mattia La Spina e, por isso, foi banido da loja oficial por violar suas regras de direitos autorais e spam.
Em e-mail enviado ao The Verge, o desenvolvedor Riley Testut, legítimo dono do iGBA, disse que o app é um clone não autorizado do GBA4iOS — um emulador de código aberto que ele criou para iOS há mais de 10 anos.
Captura de tela do GBA4iOS, emulador criado por Riley Testut há mais de 10 anos.Fonte: The Verge
Testut disse que seu aplicativo usa a licença GNU GPLv2. Um usuário da rede social Mastodon descobriu que o iGBA não fazia referência à licença, o que, consequentemente, acabou violando os termos da Apple.
La Spina, que lançou o emulador sem a licença na App Store, não confirmou explicitamente o uso do código de Testut, mas explicou ao The Verge que “não achava que o aplicativo teria tanta repercussão”. Ele se desculpou em seguida e acrescentou que entrou em contato com o desenvolvedor por e-mail.
No momento, ainda não há previsão para o retorno do iGBA (ou até mesmo uma nova versão licenciada) para a App Store. Você conseguiu jogá-lo? Comente nas redes sociais do Voxel!