Parlamento russo destitui dirigente do partido do Kremlin
A Duma, a Câmara dos Deputados da Rússia, destituiu nesta terça-feira (23) o seu vice-presidente, Sergey Neverov, que se tornou assim o segundo dirigente do partido governista Rússia Unida que foi substituído pelo Parlamento desde junho.
Neverov, que ocupava o cargo desde outubro de 2021, manifestou a intenção de continuar a trabalhar na Câmara como membro de uma das suas comissões.
O vice-presidente destituído da Duma, de 62 anos, é um dos principais líderes do partido do Kremlin desde 2011.
Embora não seja oficial, a expectativa é que seu cargo seja assumido por Viktoria Abramchenko, que deixou o cargo de vice-primeira-ministra do governo em maio.
Em junho, Andrey Turchak, que era vice-presidente do Senado desde setembro de 2020, também foi destituído.
Turchak, de 48 anos, foi o número dois do Rússia Unida entre 2017 e meados de junho, função na qual substituiu Neverov.
O ditador russo, Vladimir Putin, nomeou Turchak, um dos principais defensores da anexação de parte do território ucraniano, governador da região siberiana de Altai.
A posição de número dois do partido do Kremlin era exercida até 2011 por Viacheslav Volodin, atual presidente da Duma e colaborador próximo de Putin.
O Kremlin tem buscado nos últimos meses fazer uma mudança radical na administração pública, introduzindo novas figuras em alguns dos seus departamentos.