70% dos americanos querem que Biden desista da campanha
Uma pesquisa realizada pelo instituto NORC, encomendada pela agência Associated Press, mostrou que 70% da população adulta dos Estados Unidos acredita que o presidente Joe Biden deve se retirar da campanha pela reeleição e abrir espaço para que o Partido Democrata indique outro candidato para a eleição presidencial de 5 de novembro.
No levantamento realizado de 11 a 15 de julho, foram ouvidas 1.253 pessoas. A pesquisa teve sua maior parte concluída antes da tentativa de assassinato do ex-presidente republicano Donald Trump, adversário de Biden, num comício na Pensilvânia no sábado (13).
Segundo a pesquisa, a porcentagem de eleitores democratas que querem que Biden saia da campanha é menor do que a do eleitorado geral, mas ainda é alta: 65% desejam que ele desista da disputa pela Casa Branca.
O levantamento apontou que 57% dos americanos querem que Trump saia da campanha, mas seu apoio segue alto entre os eleitores republicanos, com 73% deles respondendo que ele deveria continuar na corrida eleitoral.
Desde seu péssimo desempenho no debate contra Trump no último dia 27, Biden sofre pressão de doadores de campanha, órgãos de imprensa e colegas de Partido Democrata para desistir da disputa. Entretanto, por ora, diz que permanecerá na briga pela reeleição.