Alimentação

Brócolis sabor chocolate? Impressora de alimentos 3D pode tornar isso possível

A impressão 3D de alimentos não só é realidade como também se tornou competição na 16ª edição da Campus Party Brasil nesta quarta-feira (10). A técnica permite que uma série de inovações gastronômicas e nutricionais ocorram, como a crianção de brócolis com sabor de chocolate.

“Uma criança que tem dificuldade em comer brócolis, mas ama chocolate. Se você imprimir um brócolis com gosto de chocolate é mais fácil”, comenta Pedro Brocaldi, da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (Ebac), para falar da infinidade de formatos e texturas diferentes para os alimentos impressos.

Dentre as vantagens da comida 3D, estaria a possibilidade de produzir alimentos à base de proteínas isoladas, ou seja, alimentos com teor nutricional personalizado para quem vai comer.

Isso possibilitaria imprimir um alimento à base de plantas que possui as mesmas proteínas encontradas na carne, por exemplo, uma técnica já utilizada por algumas marcas de produtos veganos.

“A máquina em si, ela funciona como uma impressora 3D normal, só que, ao invés do filamento do plástico que é impresso, tem uma adaptação no bico para fazer a impressão da comida. É uma massa que vai numa seringa, e a impressora vai apertando para que ela saia”, explicou Pedro Brocaldi, da Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia (Ebac), empresa parceira do Printer Chef

Segundo Brocaldi, essa massa é feita como se fosse um “remédio de manipulação”, ou seja, é possível escolher quais nutrientes e proteínas serão adicionados ao alimento impresso, o que ajudaria pessoas com deficiência de algum nutriente ou que precisam seguir dietas muito específicas.

Durante a Printer Chef, primeira competição de culinária 3D do Brasil, que ocorre na Campus Party nesta quarta-feira, a CNN provou, a mistura de doce de leite impressa sobre um biscoito. Sem lactose, o gosto era idêntico ao doce de leite tradicional. Confira como acontece a impressão do doce de leite:

Doce de leite impresso utilizando impressora 3D na Campus Party 2024 / Foto: Fernanda Pinotti/CNN

A Printer Chef faz com que os participantes utilizem um alimento impresso em 3D para compor o prato final, que é avaliado por juízes. As impressões feitas nesta quarta foram feitas à base de batata — uma massa impressa em quadrados fininhos que depois foi frita para fazer batata chips.

Duas seletivas do Printer Chef ocorrem entre os dias 10 e 11 da Campus Party Brasil 16 para definir o trio que disputará a final regional no dia 12 de julho.

O campeão desta seletiva disputará a finalíssima da competição com as vencedoras das edições de Brasília e Amazônia no dia 13 de julho.

Salmão vegano feito em impressora 3D começa a ser vendido na Europa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo