Galaxy Z Fold 6: o que mudou em comparação com o Z Fold 5?
O Galaxy Z Fold 6 foi uma das novidades da Samsung no Galaxy Unpacked 2024 que aconteceu em Paris (França), nesta quarta-feira (10). A fabricante também apresentou o Z Flip 6, o anel inteligente Galaxy Ring e atualizou suas linhas de relógios inteligentes e fones de ouvido.
Já disponível em pré-venda no Brasil por R$ 13.799, a nova versão do Z Fold traz algumas atualizações em comparação com o Galaxy Z Fold 5, como no design e no hardware. Quer saber o que mais mudou?
Confira, abaixo, as principais modificações do Galaxy Z Fold 6 em relação ao Galaxy Z Fold 5.
Design
O Galaxy Z Fold 6 continua compatível com a S Pen.Fonte: Samsung/Divulgação
A Samsung optou por reduzir as curvas, adotando cantos e bordas mais retas e simétricos. A dobradiça também passou por mudanças, com um vinco menos aparente, e o celular promete durabilidade maior com a incorporação de Armor Aluminum aprimorado e Corning Gorilla Glass Victus 2.
Vale destacar, também, a certificação IP48, reforçando a proteção contra os danos causados pela poeira. O Z Fold 6 traz medidas de 68,1 mm x 153,5 mm x 12,1 mm quando dobrado e 132,6 mm x 153,5 mm x 5,6 mm se aberto, além de pesar 239 g, mais leve que o Z Fold 5 (253 g).
Processador
Os recursos do Galaxy AI também estão presentes.Fonte: Samsung/Divulgação
Enquanto a geração passada era alimentada pelo chip Snapdragon 8 Gen 2, o smartphone lançado agora vem com o Snapdragon 8 Gen 3 for Galaxy, plataforma mais poderosa da Qualcomm, atualmente. Trata-se do mesmo processador da linha Galaxy S24.
Trabalhando ao lado de 12 GB de RAM, ele promete rodar os novos recursos de IA generativa da Samsung sem dificuldade, além de games mais pesados. Para tanto, há uma câmara de vapor 1,6 vez maior, oferecendo melhorias no resfriamento.
Telas
As telas do Galaxy Z Fold 6 sofreram pequenas modificações.Fonte: Samsung/Divulgação
As telas do Z Fold 6 continuam com a tecnologia AMOLED Dinâmico 2X e taxa de atualização adaptável de 120 Hz. São 7,6 polegadas no painel interno, com resolução melhorada (QXGA+), 374 DPI e suporte a Ray Tracing, enquanto o display externo tem 6,3 polegadas, resolução HD+, 410 DPI e proporção mais larga (22.1:9).
Câmeras
As especificações das câmeras foram mantidas.Fonte: Samsung/Divulgação
Na parte de fotografias e vídeos, a nova geração do Galaxy Z Fold manteve o conjunto triplo traseiro (50 MP + 12 MP + 10 MP), ficando a frontal interna com 4 MP e a frontal da tela externa com 10 MP. Zoom óptico de 3x e estabilização óptica (OIS) também estão presentes, deixando as mudanças restritas ao processamento por IA.
Bateria
O Z Fold 6 pode ser usado de diferentes maneiras.Fonte: Samsung/Divulgação
Em relação à energia, a Samsung manteve o tanque de energia de 4.400 mAh do antecessor, aumentando apenas no Z Flip 6. A bateria suporta carga rápida de 25W, recuperando 50% da carga em 30 minutos, e também é compatível com carregamento sem fio e reverso.
Conectividade e sistema operacional
A Samsung dará 7 anos de atualizações do Android no Galaxy Z Fold 6.Fonte: Samsung/Divulgação
Quanto às conexões, o lançamento traz 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3, NFC e porta USB-C, enquanto o leitor de digitais está integrado ao botão de energia, na lateral direita. Trata-se das mesmas especificações da linha anterior, basicamente.
Por fim, o Galaxy Z Fold 6 vem com Android 14 rodando sob a interface One UI 6.1.1, com a promessa de sete anos de atualizações do sistema e de segurança. No Brasil, o dobrável será vendido na versão com 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno, nas cores cinza, azul e preto, a última exclusiva da loja online da Samsung.