Para 72% dos entrevistados, Biden não deveria tentar reeleição
Uma pesquisa realizada pela emissora “CBS News” e pela empresa YouGov após o debate presidencial dos Estados Unidos da quinta-feira passada indicou que 72% dos eleitores entrevistados acreditam que o presidente Joe Biden não deveria concorrer à reeleição.
Isso se traduz em um aumento de 9 pontos percentuais em comparação com a mesma pergunta feita em fevereiro.
Biden, de 81 anos, viu sua candidatura enfraquecida como candidato democrata para as eleições de novembro após o debate contra o ex-presidente Donald Trump, no qual se mostrou fisicamente desajeitado e às vezes hesitante, incoerente e sem terminar uma frase.
Apesar de tudo isso, o atual ocupante da Casa Branca disse no dia seguinte que não pensa em desistir da corrida para um segundo mandato.
De acordo com a pesquisa, 86% dos entrevistados consideram a idade de Biden um dos principais motivos pelos quais ele não deve concorrer, e 72% alegam que o democrata não tem saúde mental e cognitiva para ser presidente, um aumento de sete pontos em relação ao início de junho.
Quando perguntados mais diretamente se Biden deveria se afastar como o candidato democrata para dar a outro democrata a chance de concorrer, 64% dos entrevistados concordaram.
A pesquisa, realizada entre 28 e 29 de junho com 1.134 eleitores registrados e com uma margem de erro de cerca de 4,2 pontos percentuais, também mostra preocupação com Trump, 78 de anos, entre os eleitores.
Com relação ao candidato republicano, a pesquisa indica que 49% dos eleitores acreditam que ele não tem saúde mental e cognitiva para servir como presidente, e 54% dizem que ele não deveria concorrer.
Após o confronto direto desta semana, a imprensa e as pesquisas dos EUA mostraram Trump como o vencedor do debate entre os dois candidatos.
Uma pesquisa da “CNN”, a rede responsável pelo primeiro debate entre os candidatos à presidência em novembro, indicou na quinta-feira que os eleitores registrados que assistiram ao encontro “acham que Trump superou Biden”.
“A maioria diz que não tem confiança real na capacidade de Biden de liderar o país. Ao mesmo tempo, a maioria dos que assistiram dizem que isso teve pouco ou nenhum efeito em sua escolha para presidente”, noticiou o canal.
Os republicanos que assistiram ao primeiro debate de 2024 expressaram ampla confiança no desempenho de Trump, de acordo com a pesquisa, enquanto os democratas estão menos otimistas em relação ao candidato presumido de seu partido.
“Cerca de 96% dos telespectadores dizem que Trump fez um trabalho melhor, enquanto 69% dos democratas veem Biden como o vencedor da noite”, de acordo com a pesquisa.
Em 2020, quando ambos os candidatos concorriam, a mesma pesquisa observou que o público sentiu que Biden superou Trump em seus dois debates presidenciais.
Créditos: Agência EFE.