Saúde da Mulher

Entenda o que é histeroscopia, procedimento feito pela funkeira Tati Quebra Barraco

A cantora Tati Quebra Barraco, de 43 anos, passou por uma cirurgia ginecológica de vídeo-histeroscopia nesta segunda-feira (28).

À CNN, a ginecologista Ana Cristina Souza, especialista em reprodução assistida, explica que o procedimento se trata de uma cirurgia simples, quando há necessidade avaliar a camada interna do útero, ou seja, o endométrio, que é a parte que se desenvolve mensalmente para abrigar uma possível gestação e que se descama no período da menstruação.

Nos stories do Instagram, a funkeira aproveitou o momento para conscientizar as seguidoras sobre a importância da realização do exame preventivo.

“Oi, galera, aqui é a Tati. Acabei de passar por um procedimento nesta segunda-feira, dia 28 de agosto. Então, mulherada, vamos nos conscientizar. Hoje eu tenho plano de saúde, mas quem não tem, vai no SUS, procure um postinho e vamos fazer o preventivo. É muito importante para a nossa saúde. Sem saúde, não somos nada”, disse ela.

Já em uma publicação no feed do seu perfil, a cantora também reforçou os cuidados com a saúde da mulher.

“[…] Que nunca te faltem motivos para se amar e cuidar de você! Previna-se não só durante o Março Lilás e Outubro Rosa, mas em todos os outros meses do ano. Mulher, você é especial. Vá a um posto próximo à sua casa e marque seu preventivo e o mais importante: use camisinha”, acrescentou.

Confira:

Fãs e amigos aproveitaram para desejar melhoras a cantora nos comentários da publicação. “Lenda, influenciadora da saúde”, disse a cantora e ex-BBB Maria. “Que bom que deu tudo certo”, escreveu a atriz Jeniffer Dias. “Amada, melhoras”, desejou Adriana Bombom.

Vídeo-histeroscopia

Conforme pontua a especialista, o procedimento é a forma mais certeira de avaliar possíveis doenças que podem se desenvolver no interior do útero, como pólipos, miomas, infecções e até doenças malignas, como o câncer do endométrio.

Segundo a ginecologista, a realização se dá por meio de uma pequena câmera inserida no útero pela vagina, passando pelo colo do útero, até alcançar essa camada mais interna. Através dele é feita uma avaliação minuciosa, indiretamente. Caso seja encontrado qualquer tipo de alteração, ela é tratada simultaneamente.

“O exame de preventivo serve para identificar a ação do vírus do HPV, que pode levar ao câncer de colo do útero. Identificando esse vírus é possível fazer um tratamento precoce, que evita o aparecimento da doença maligna, com todas as suas consequências”, finaliza a médica.



Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo