Onde está o Mestre Yoda em The Acolyte?
Lançada na última quarta-feira (5), Star Wars: The Acolyte mostra uma história que se passa cerca de 100 anos antes dos eventos vistos na trilogia original da franquia. No entanto, a cronologia da série revela que o icônico Mestre Yoda não somente já estava vivo no período, como exercia um papel importante na Ordem Jedi.
Mesmo assim, a Disney já confirmou que não veremos o simpático ser verde dublado por Franz Oz na nova produção. Isso não significa que o personagem não existe como parte de seu universo, mas eventos anteriores impedem que ele esteja no centro das atenções.
Onde está o Mestre Yoda em The Acolyte?
Embora Acolyte apresente pela primeira vez o período da Alta República no formato live-action, ele já foi uma fonte rica de histórias para quadrinhos e livros. Neles, os fãs puderam testemunhar o evento conhecido como Crise Nihil, que aconteceu quase um século antes da série e teve participação ativa de Yoda.
O conflito começou quando os piratas Nihil, comandados por Marchion Ro, declararam guerra contra a República e os Jedi. Ele tem um ódio especial contra o pequenino mestre jedi, já que ele foi um dos responsáveis por exterminar a Ordem da Mão Aberta, grupo liderado por Marda Ro, uma percursora de Marchion.
Yoda só participou ativamente da segunda metade da Crise, após ter sido forçado a salvar o planeta Trymant com ajuda de seus alunos. Apesar de ter atuado em várias batalhas, o personagem também teve alguns sumiços pontuais que nunca foram plenamente explicados pelas obras de Star Wars.
Mesmo sendo um guerreiro habilidoso, Yoda sempre deixou claro que seu maior prazer é em treinar novas gerações de Jedi e ficar longe dos holofotes. Ao que tudo indica, é justamente esse papel que ele está desempenhado em The Acolyte após o fim da Crise Nihil, já que seu desejo nunca foi participar ativamente de situações de combate.
Personagem poderia atrapalhar a série
Yoda poderia ofuscar outros personagens de Star Wars: The AcolyteFonte: Divulgação/Disney
Apesar de uma aparição do personagem certamente ser algo que agradaria os fãs, o showrunner Leslye Headland já descartou essa possibilidade. Provavelmente isso se deve ao fato de que o Mestre Jedi tem muitas conexões com a cronologia mais recente da franquia, o que poderia acabar limitando um pouco o roteiro de The Acolyte.
Afinal, não faria sentido o Mestre Yoda ser parte central acontecimentos que marcaram a ascensão dos Sith, mas nunca mencionar isso nos filmes em que aparece. Ele também poderia acabar tirando a atenção do novo elenco de personagens da trama, que traz tons mais sérios do que os vistos em outras produções de Star Wars.