Modi lidera eleições na Índia, mas oposição ganha força
Os resultados preliminares das eleições gerais na Índia mostram o Partido do Povo Indiano (BJP), do primeiro-ministro Narendra Modi, na liderança, mas com uma margem menor do que o esperado.
O BJP lidera a tendência de votação em 236 assentos dos 543 na Câmara Baixa do Parlamento em disputa, de acordo com dados da Comissão Eleitoral da Índia (ECI) e da Aliança Democrática Nacional (NDA), na liderança, seriam 282.
Uma força política requer 272 assentos para obter a maioria, um resultado que o BJP alcançou confortavelmente em 2019 com 303 assentos.
Os mesmos dados da ECI colocam o Partido do Congresso (INC), o principal partido da oposição, na frente com 99 assentos. O partido histórico lidera uma coligação de oposição conhecida como Aliança Nacional Inclusiva para o Desenvolvimento da Índia ou simplesmente ÍNDIA, que lidera com mais de 200 assentos.
A ECI não especifica qual a porcentagem de votos contados, pelo que a tendência pode variar à medida que a contagem avança.
Neste momento, a ECI apenas conclui os resultados de um círculo eleitoral, na cidade de Surat, no estado ocidental de Gujarat, onde Modi nasceu. A autoridade eleitoral atribuiu a vitória diretamente ao BJP, por ter sido o único partido que conseguiu apresentar-se nesta região.
A apuração começou nesta manhã com a contagem dos votos por correspondência, antes de prosseguir com a totalização dos votos nas máquinas eletrônicas, segundo a ECI.
Esta é a única fase do processo eleitoral que se realiza de maneira simultânea neste país que exigiu sete fases para votação, realizadas entre 19 de abril e 1º de junho.
O líder nacionalista hindu procura um terceiro mandato consecutivo e estabeleceu como meta alcançar 400 assentos com sua aliança. (Com Agência EFE)