5 desafios perigosos da internet para você NÃO repetir em casa
A internet traz conteúdo que viraliza muito rápido. Há casos em que esses exemplos são positivos e até divertidos sem trazer riscos à vida de quem o pratica, mas em outras situações temos exemplos que devem ser evitados a todo custo.
Nas linhas a seguir, vamos falar sobre eles. Os exemplos que estão abaixo são apenas alguns dos desafios encontrados na internet e que você não deve seguir, já que podem colocar sua vida em risco.
1. Desafio da Kylie Jenner
Essa “trend” é um pouco mais antiga, mas serve como prova de quem nem todos os desafios da internet podem terminar de forma divertida. Inspirado na socialite Kylie Jenner, da família Kardashian, ele basicamente envolvia ficar com os lábios presos em um copo ou recipiente para deixá-los parecidos com a celebridade.
Entretanto, havia um problema nesse desafio. Por conta da pressão e do acúmulo de sangue na região dos lábios, ele poderia ficar inchado e ganhar hematomas que levariam vários dias para sumir. E isso, evidentemente, não é nada recomendado.
2. Desafio da cera quente
Cera quente pode ser usada para depilação, mas de forma controlada e feita apenas por profissionais. (Fonte: Getty Imaes/Reprodução)Fonte: Getty Images/Reprodução
Muito se fala sobre procedimentos envolvendo depilação com cera quente. Em 2021, uma barbearia localizada na Holanda mostrou um procedimento de depilação facial utilizando cera quente, e não demorou muito para que ele viralizasse e rendesse 800 mil seguidores para a conta no TikTok.
Em muitos vídeos publicados pelos usuários da plataforma, é possível ver pessoas cobrindo o rosto com cera quente. Porém, vários dermatologistas alertaram para os perigosos que isso poderia trazer para a pele. Além disso, o produto acumulado no rosto poderia provocar asfixia, bem como queimaduras na pele e outros problemas.
3. Desafio do sal e gelo
Esse é mais um tipo de desafio que qualquer pessoa poderia fazer em casa, tendo em vista que usa duas coisas muito comuns: sal e gelo. O problema está exatamente na combinação dos dois e os efeitos que causam à saúde das pessoas.
Neste desafio, o propósito é colocar sal e gelo nas mãos e depois fechá-las com força. Ele é geralmente feito em grupo e o vencedor é aquele que suportar mais tempo com os itens. Porém, além da dor que isso causa, os participantes podem ficar com queimaduras de segundo e terceiro grau, o que é bastante perigoso para qualquer pessoa.
4. Desafio da canela
Comer canela em pó em grandes quantidades pode ser perigoso para os pulmões. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte: Getty Images/Reprodução
Mais um desafio antigo, que viralizou no início dos anos 2010 e vira e mexe volta a ganhar força trocando o ingrediente que a pessoa deve comer. Neste caso, por exemplo, o item utilizado era a canela.
O desafio ficou bastante popular no YouTube, com diversas pessoas gravando vídeos comendo altas quantidades de canela. Ela, por si só, não causa grandes problemas, mas o perigo está em ingeri-la em volume exagerado — e esse era exatamente o propósito do desafio.
Segundo especialistas, a canela é um ingrediente que não dissolve com facilidade. Por isso, comer em abundância é perigoso, especialmente se a pessoa cospe parte dele para fora e o inala, o que pode causar lesões graves nos pulmões.
5. Desafio da rasteira
Por fim, vamos fechar essa lista com um caso que fez bastante sucesso entre adolescentes: o desafio da rasteira. Nele, três pessoas ficam uma ao lado do outra, e quando o do meio pula quem está na extremidade tenta dar uma rasteira e pegar aquele que saltou ainda no ar.
E, claro, o perigo está exatamente no que essa rasteira pode provocar, já que a pessoa tende a cair de cabeça ou de costas no chão. O impacto pode causar graves acidentes e inclusive levar a óbito conforme a pancada.
Com isso, fica o alerta: nunca repita desafios perigosos da internet. Por mais que isso pareça legal, sempre existe a chance de colocar você ou alguém de quem gosta em perigo. E, em muitos casos, o resultado dessas brincadeiras é irreversível.